Cerco eletrônico da Serra flagra venda de drogas e 3 traficantes são presos pela Guarda Municipal

Compartilhe:
serra
Crédito: Reprodução
serra
Cerco eletrônico da Serra flagrou suspeitos vendendo drogas em Serra Dourada II. Crédito: Reprodução

Através do novo sistema de videomonitoramento da Serra – o Olho Vivo – a Guarda Civil Municipal conseguiu deter três suspeitos de tráfico de drogas. O crime foi flagrado em plena luz do dia, em Serra Dourada II, durante a tarde desta quarta-feira (23). A ação só foi possível por conta das novas câmeras do cerco eletrônico, inaugurado há poucas semanas pela Prefeitura da Serra.

De acordo com a comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo, os agentes conseguiram observar a movimentação suspeita através da central de videomonitoramento. As câmeras flagraram três indivíduos vendendo drogas na Avenida Brasília, a principal do bairro.

A partir daí, uma guarnição foi enviada ao local e deteve os três homens no flagrante. “Essa ação foi possível graças ao videomonitoramento. A central observou a movimentação e enviamos uma viatura da guarda ao local. Os três foram detidos na hora”, destacou a comandante.

Nas imagens, das quais o Jornal TEMPO NOVO teve acesso exclusivo, é possível ver a ação dos três suspeitos. A venda de drogas acontecia por volta das 14h18, na frente de comércios e com uma grande movimentação de pessoas na avenida.

Pouco tempo depois, as 16h35, a viatura da Guarda Municipal já estava no local e deteve os bandidos. Os três suspeitos foram encaminhados para a Delegacia Regional da Serra, situada em Parque Residencial Laranjeiras. Os três já possuem passagem pela polícia.

Olho Vivo da Serra

serra
Atuação da Guarda da Serra foi ainda mais ampliada através do videomonitoramento. Crédito: Divulgação

O Olho Vivo, novo sistema de inteligência da Serra, foi inaugurado em outubro deste ano. De acordo com a Prefeitura, trata-se do mais moderno sistema de videomonitoramento do Espírito Sant. A operação conta com novas câmeras de vídeo capazes de reconhecer rostos, placas de carro, e emitir alertas.

O cerco inteligente de segurança é o primeiro deste tipo no Estado. Segundo o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, as novas câmeras têm precisão de até 95%.

Ao todo, serão 160 câmeras inteligentes, que somarão forças aos 36 pontos do cerco eletrônico do Governo do Estado, que está sendo instalado na Serra, e integrado à central de videomonitoramento da Prefeitura.

De acordo com pesquisas e estimativas realizadas pela secretaria de Defesa Social, o novo sistema deve reduzir em até 50% as ocorrências de furto e roubo no município.

O Olho Vivo é um conjunto de investimentos em segurança pública no município. Além da modernização do sistema de videomonitoramento, a gestão está empenhando mais de R$ 7 milhões em novos equipamentos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também