Cemitérios preparados para Finados na próxima segunda | Confira onde haverá missas

Compartilhe:
O cemitério de Carapina Grande é um dos seis públicos que ficam na Serra. Foto: Ana Paula bonelli
O cemitério de Carapina é um dos seis públicos da cidade. Foto: Ana Paula Bonelli

Segunda-feira (2) é o Dia de Finados – data em que milhares de pessoas prestam homenagens e orações a parentes e amigos que se foram. Na Serra, os cemitérios públicos estão preparados, segundo a Prefeitura da Serra para receber os visitantes. Já as igrejas irão promover a tradicional Missa de Finados. Também haverá celebrações nos cemitérios.

Na Serra, os cemitérios públicos ficam em Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (Serra-Sede) e São Domingos. Durante a semana, todos funcionarão das 8 às 17h. Na segunda (2), Dia de Finados, estarão abertos em horário especial, das 7 às 17 horas.

Na Serra Sede, vai ter Missa de Finados às 8 horas na Igreja Matriz. Logo mais, às 10 horas, a celebração acontecerá na Igreja Nossa Senhora da guia, em Jardim Guanabara, ao lado do ginásio de esportes do bairro.

Em Bairro de Fátima, serão três missas no Dia de Finados e acontecerão no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 8h, às 10h30 e às 18h.

Em Parque Residencial Laranjeiras, na Igreja São Francisco de Assis, vai ter missa às 08 e às 19h30. Em Valparaíso, na comunidade Bom Jesus, a celebração de Finados acontece às 18h.

Missa em cemitérios

Em Nova Almeida, a missa será no cemitério da comunidade. Serão realizadas duas celebrações, uma às 7h30 e outra às 16 horas.

Em Carapina, missas às 8h, na entrada do Cemitério de Carapina Grande.

Em Pitanga, missas às 8h e às 16h, na entrada do Cemitério de Pitanga.

No único cemitério privado da cidade, o Jardim da Paz, em Alterosas, vai haver missa em alusão a data em diversos horários que podem ser consultados pelo telefone 3398-4560. Quem for visitar o local, também deverá fazer uso de máscara de proteção. Serão disponibilizados álcool em gel para os visitantes e também será praticado no local o distanciamento social entre as pessoas.

Cemitérios preparados para receber visitantes, diz Prefeitura

A Prefeitura da Serra disse ao TEMPO NOVO que os seis cemitérios públicos da cidade estão preparados para receber os visitantes na próxima segunda (2).

Segundo o município, além dos trabalhos de limpeza e conservação dos locais, todas as medidas sanitárias previstas nos decretos estadual e municipal em relação à covid-19 serão tomadas.

Como forma de evitar a pandemia do novo coronavírus, os seis cemitérios públicos municipais, localizados em Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (Serra-Sede) e São Domingos, vão funcionar das 7h30 às 17h30 e adotarão medidas especiais de funcionamento. Pessoas sem máscara não poderão entrar, e serão disponibilizados dispensers de álcool em gel nas entradas dos locais. A Guarda Municipal atuará nos locais para evitar aglomerações durante as visitas.

“Além de todas essas medidas sanitárias, também iremos disponibilizar equipes de apoio da prefeitura nos cemitérios, para dar orientações aos visitantes em relação ao fluxo e ao cumprimento de normas de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Pedimos a compreensão e a paciência dos moradores, no que se diz respeito ao cumprimento desses critérios”, destaca o secretário de Serviços da Serra, Edmo Pires.

Nas últimas semanas, os trabalhos de limpeza e conservação dos cemitérios também foram intensificados. Equipes da Sese realizaram, na área interna e no entorno dos locais a pintura, varrição, roçagem, capinagem, retirada de resíduos e poda. Os meios-fios também receberam uma nova pintura.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também