CCZ da Serra vira caso de polícia

Compartilhe:
Esta é um das cadelas abandonadas no CCZ da Serra que adoeceu e foi a óbito lá dentro. Foto: Reprodução Facebook Amizade é um Luxo
Esta é uma das cadelas abandonadas no CCZ da Serra que adoeceu e foi a óbito lá dentro. Foto: Reprodução Facebook Amizade é um Luxo

A CPI que investiga maus-tratos contra animais da Assembleia Legislativa, recebeu duas novas denúncias contra o Centro de Controle de Zoonoses da Serra.

De acordo com a ONG Amizade é um Luxo, que já apresentou denúncias de irregularidades no CCZ à CPI, a unidade disponibilizou para adoção um cachorro doente e  teria deixado por cerca de 10 dias, uma cadela atropelada sem tratamento.

Segundo a denúncia, o animal, depois desse período, foi levado por funcionários do CCZ para uma clínica veterinária particular na Serra onde permanece até hoje, sendo que as despesas com o tratamento não foram pagas.

Diante dos fatos denunciados, a presidente da CPI deputada Janete de Sá (PMN), afirmou que vai acionar a Polícia Civil para instaurar inquérito e apurar as denúncias de maus-tratos contra os animais. “É inaceitável o que estamos ouvindo aqui. O inquérito policial é importante para que no futuro, o Ministério Público possa oferecer denúncia contra os responsáveis se ficar comprovado que houve prática de negligência com os animais que estão sob a responsabilidade do CCZ”, declarou ainda a parlamentar.

O Centro de Controle de Zoonoses da Serra foi denunciado na CPI no mês passado. A ONG Amizade é um Luxo entregou um dossiê com diversas fotos de irregularidades cometidas na unidade como baias sujas e alagadas, comida de animais contaminada com fezes e urina, além de bichos amontoados em gaiolas pequenas. Na oportunidade os integrantes da ONG disseram terem sido impedidos de realizar o trabalho voluntário que era realizado no local. “Nós vamos buscar junto a Procuradoria do município da Serra, estabelecer um prazo para que a parceria com a ONG e o CCZ possa ser retomada. Nossa intenção é garantir que os animais levados para a unidade recebam tratamento e medicamento necessários, e em muitos casos isso é ofertado gratuitamente pelos voluntários”, esclareceu a deputada Janete de Sá.

Na reunião desta segunda-feira, 23, os integrantes da CPI ouviram o depoimento de Kelen Areal, Superintendente municipal de Vigilância em Saúde  e de  Reginaldo Sobreira, que é médico veterinário do CCZ da Serra.Eles foram questionados sobre as denúncias apresentadas ontem e negaram conhecer os fatos.

Questionada se alguma providência foi tomada para tornar mais digno o tratamento oferecido aos animais no CCZ de Serra, a superintendente de Vigilância em Saúde do município, Kelen Areal, afirmou que o canil da unidade está sendo reformado, está sendo construída uma área para os animais tomarem sol e um espaço denominado “gatil” – apropriado para abrigar gatos recolhidos ao CCZ.

Tanto Kellen Areal como Reginaldo Sobreira alegaram que desconheciam as novas denúncias sobre a cachorra abandonada no CCZ e o cão com zoonoses doado para terceiros. A superintendente disse que vai abrir sindicância para apurar as denúncias.

A CPI vai analisar o teor do  material apresentado pela ONG para definir se vai manter a convocação do secretário de saúde da Serra, Luiz Carlos Reblin.

Proibição de entrada da ong no CCZ

Em entrevista ao jornal Tempo Novo, o gerente da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), Paulo Viçose disse que a Amizade é parceira muito importante para o município e para a qualidade de vida dos animais e que para que a parceria entre o órgão e a ong volte a acontecer é necessário a formalização de instrumento de cooperação entre as partes. “Por se tratar de órgão público precisamos de instrumento legal para formalizar esta cooperação entre as partes. A ong já protocolou a sua intenção e agora está na procuradoria sendo analisada”, justifica.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também