Casos de dengue na Serra reduzem 90% e chikungunya 70%, diz Prefeitura

Compartilhe:
Os dados são da Vigilância Ambiental em Saúde. Foto: Divulgação

Os casos de dengue na Serra tiveram uma brusca redução de 2020 para 2021. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, de janeiro a outubro deste ano foram registrados 809 casos de dengue contra 4.501 do ano passado.

Os dados são da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) e apontam uma redução de mais de 90%. Já as estatísticas de casos de chikungunya também apontam para diminuição, uma vez que o município caiu de 1.093 para 322.

Os dados, comparativos de janeiro a outubro de 2020 e 2021, respectivamente, expressam uma queda de 70%. A mesma redução, inclusive, nos casos de zika, que passou de 79 para 27 casos de 2020 para 2021.

As principais ações realizadas pela VAS são as visitas dos agentes nos domicílios além de atividades de bloqueio que acontecem em lugares com grande infestação, ou becos, vielas escadarias onde o carro fumacê não consegue alcançar.

Também são realizadas as visitas a pontos estratégicos, onde as equipes da VAS visitam mais de 500 pontos cadastrados como: ferro velho, cemitérios, borracharias e acumuladores.

Além dessas ações, há o serviço do carro fumacê que obedece a um cronograma semanal. O morador também pode solicitar os serviços ligando para o Disque-Dengue pelo telefone 3228 5394.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também