Casos de dengue crescem 1.200% e município faz mutirão para combater Aedes

Compartilhe:
Já foram registrados 1.420 casos de dengue em 2019. Foto: Agência Brasil. Foto: Agência Brasil

Os casos de dengue no município da Serra sofreram um aumento de quase 1.200% este ano, em comparação ao mesmo período em 2018. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que pede ajuda a população para combater o mosquito Aedes aegypti, que é transmissor desta doença e também do vírus da zika e chikungunya.

No total, já foram registrados 1.420 casos de dengue em 2019, enquanto no ano passado neste mesmo período os números eram bem menores, apenas 111 casos confirmados. E para apertar o cerco contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença e também da zika e chikungunya, o município está realizando um mutirão de combate que teve início no último dia 5 e segue até o dia 22 deste mês.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Durante os mutirões, estão sendo intensificadas as ações de combate nos bairros onde há maior número de focos ou casos de dengue e nesses locais serão realizadas ações como visitas domiciliares, carro fumacê, limpeza de terrenos e utilização de bombas costais.

O mutirão já foi realizado em Nova Carapina I, Nova Carapina II, Jardim Tropical e em São Diogo II. Nesta sexta-feira (15) é dia de Barcelona receber o mutirão, e nos dias 18 e 19, Feu Rosa. Alterosas será visitada no dia 20 de fevereiro e Nova Almeida, nos dias 21 e 22.

A assessoria de comunicação do município informou que a Secretaria de Saúde já havia intensificado as ações nestes bairros, mas o mutirão será uma ação diferenciada em razão da presença de servidores da Secretaria de Serviços, que estarão na ação realizando ações de limpeza, varrição, capina e recolhimento de bens inservíveis evitando focos do Aedes aegypti.

A prefeitura pede apoio da população para que denuncie possíveis focos do mosquito transmissor através do número 3228-5394. A denúncia pode ser anônima e vale para criadouros tanto em casas como ferro-velho, empresas, entre outros locais.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também