Casos de coqueluche na Europa e Ásia reforçam necessidade de vacinação de crianças na Serra

Compartilhe:
coqueluche
O Espírito Santo registrou quatro casos de coqueluche em 2024, dois deles foram na Serra. Crédito: EBC

O aumento de casos de coqueluche em países da Ásia e Europa acendeu um sinal de alerta no Brasil, e o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação de crianças no país.

No Espírito Santo, os 78 municípios capixabas estão sendo mobilizados para intensificar as ações extramuros de vacinação contra a coqueluche.

De acordo com o Governo do Estado, a ideia é realizar a imunização contra a doença em creches, escolas, locais de grande movimentação de pessoas, além de fazer busca ativa nas comunidades para ampliação da cobertura vacinal.

No Espírito Santo, em 2024, foram confirmados 4 casos da doença, sendo 1 em Cariacica, 2 na Serra e 1 em Vila Velha (até 5/6/2024).

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) informou que a ocorrência de casos de coqueluche no município se manteve estável nos últimos anos. Veja os números da doença na Serra:

– 2020: 3 casos confirmados

– 2021: 0 casos confirmados

– 2022: 1 caso confirmado

– 2023: 2 casos confirmados

– 2024: 2 casos confirmados

A Sesa também informou que está analisando estratégias para atender às orientações divulgadas pelo Estado. As vacinas pentavalente, DTP e dTpa estão entre os imunizantes de rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações.

O município realiza diversas estratégias para facilitar o acesso da população ao serviço, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais. A Secretaria informou ainda que disponibiliza as vacinas pentavalente, DTP e dTpa de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde da Serra, sem necessidade de agendamento, conforme o horário da Sala de Vacina de cada uma delas. São ofertadas também aos finais de semana, sem necessidade de agendamento prévio, no Shopping Montserrat, e em ações como Serra + Saúde, Serra + Cidadã, Dia D Saúde e Família Presente. A vacinação nas instituições de ensino da Serra continua, com a oferta dos imunizantes de rotina como os já citados e outras vacinas de campanha.

Confira o público-alvo das vacinas pentavalente, DTP e dTpa:

O componente da coqueluche está inserido dentro de algumas vacinas, como a Pentavalente, DTP e dTpa. A vacina pentavalente é recomendada para crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. No caso da DTP, é recomendada para crianças aos 15 meses e aos 4 anos. Já a dTpa é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação.

Lembrando que as crianças devem ter três doses da vacina no esquema primário e doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade para estarem totalmente protegidas contra a doença.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também