Casagrande e Vidigal assinam contrato para melhorar água que abastece 400 mil serranos

Compartilhe:
Os assaltos tem acontecido principal ente na região próxima a Caixa d'água da Cesan. Foto: Reprodução Google
A famosa Caixa d’água da Cesan, em Jardim Limoeiro, local que receberá investimentos de R$ 61,5 milhões. Foto: Reprodução Google

Nesta quinta-feira (09) o Governador do ES, Renato Casagrande estará na Serra para autorizar formalmente o início das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi, também conhecida como ETA de Carapina (ou ETA V). O evento vai começar às 9h no Bairro Residencial Centro da Serra 2ª etapa, na Estrada Serra x Jacaraípe. O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal também estará presente no evento, que será aberto ao público em geral.

O prazo para execução do serviço é estimado em 42 meses, e de acordo com o edital lançado pelo Governo em 2020, a obra vai garantir a capacidade de tratamento de água mesmo com as variações na qualidade da água bruta. Ou seja, haverá melhorias na qualidade de água distribuída a uma população estimada de 570 mil pessoas, já que compreende parte majoritária do município da Serra (cerca de 400 mil serranos); a parte continental de Vitória; e Praia Grande, em Fundão; quantitativo que que representa em torno de 34% da população da região Metropolitana.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O contrato tem valor de R$ 61,5 milhões e vai ser pago junto a um financiamento com a Caixa Econômica Federal. A empresa vencedora da licitação foi o consórcio Águas da Serra, que é formado por duas empresas paulistas.

A ETA V é um das mais antigas e importantes estações de tratamento e abastecimento de água no ES, foi construída em 1983, e fica localizada na região de Jardim Limoeiro próximo a entrada sul do bairro Valparaíso pela Avenida Guarapari. Espera-se que com o investimento, a Cesan consiga melhorar a qualidade de água distribuída na cidade, que nos últimos anos vem apresentando casos dos quais o líquido vem com tonalidades amareladas e com forte odor.

Assim como a Estação Santa Maria (que atende o bairro Nova Rosa da Penha e Cariacica-Sede) a ETA V utiliza a água proveniente do Rio Santa Maria da Vitória, com uma captação de cerca de 2 mil litros por segundo. Além da ETA V, a Serra conta também com a Estação de Reis Magos, que faz a captação no Rio de mesmo nome e abastece cerca de 150 mil serranos, compreendidos na região de Serra Sede.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também