Casagrande e Vidigal assinam contrato para melhorar água que abastece 400 mil serranos

Compartilhe:
Os assaltos tem acontecido principal ente na região próxima a Caixa d'água da Cesan. Foto: Reprodução Google
A famosa Caixa d’água da Cesan, em Jardim Limoeiro, local que receberá investimentos de R$ 61,5 milhões. Foto: Reprodução Google

Nesta quinta-feira (09) o Governador do ES, Renato Casagrande estará na Serra para autorizar formalmente o início das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi, também conhecida como ETA de Carapina (ou ETA V). O evento vai começar às 9h no Bairro Residencial Centro da Serra 2ª etapa, na Estrada Serra x Jacaraípe. O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal também estará presente no evento, que será aberto ao público em geral.

O prazo para execução do serviço é estimado em 42 meses, e de acordo com o edital lançado pelo Governo em 2020, a obra vai garantir a capacidade de tratamento de água mesmo com as variações na qualidade da água bruta. Ou seja, haverá melhorias na qualidade de água distribuída a uma população estimada de 570 mil pessoas, já que compreende parte majoritária do município da Serra (cerca de 400 mil serranos); a parte continental de Vitória; e Praia Grande, em Fundão; quantitativo que que representa em torno de 34% da população da região Metropolitana.

O contrato tem valor de R$ 61,5 milhões e vai ser pago junto a um financiamento com a Caixa Econômica Federal. A empresa vencedora da licitação foi o consórcio Águas da Serra, que é formado por duas empresas paulistas.

A ETA V é um das mais antigas e importantes estações de tratamento e abastecimento de água no ES, foi construída em 1983, e fica localizada na região de Jardim Limoeiro próximo a entrada sul do bairro Valparaíso pela Avenida Guarapari. Espera-se que com o investimento, a Cesan consiga melhorar a qualidade de água distribuída na cidade, que nos últimos anos vem apresentando casos dos quais o líquido vem com tonalidades amareladas e com forte odor.

Assim como a Estação Santa Maria (que atende o bairro Nova Rosa da Penha e Cariacica-Sede) a ETA V utiliza a água proveniente do Rio Santa Maria da Vitória, com uma captação de cerca de 2 mil litros por segundo. Além da ETA V, a Serra conta também com a Estação de Reis Magos, que faz a captação no Rio de mesmo nome e abastece cerca de 150 mil serranos, compreendidos na região de Serra Sede.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também