As vendas do CartãoGV Cidadão pré-pago serão encerradas a partir desta quinta-feira, 1º de janeiro. A medida vale exclusivamente para essa modalidade, que dispensa o cadastro do CPF no momento da compra e é vendida apenas nas catracas dos terminais do Sistema Transcol.
As demais modalidades do CartãoGV, Cidadão, Escolar, Idoso, Especial e Vale-Transporte, continuam sendo comercializadas normalmente, sem qualquer alteração.
Quem já tem o cartão pré-pago pode continuar usando
Criado em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o CartãoGV Cidadão pré-pago surgiu como alternativa à retirada do pagamento em dinheiro nos ônibus. Após cinco anos, a modalidade deixará de ser vendida, mas quem já possui o cartão ou adquiri-lo até 31 de dezembro poderá continuar utilizando-o normalmente, inclusive realizando recargas.
O que será encerrado é apenas a venda desse tipo de cartão.
Leia também
Por que o cartão pré-pago será descontinuado
Segundo a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini, a modalidade perdeu sua função com a consolidação da bilhetagem eletrônica.
“A ideia era facilitar a aquisição do cartão. Mas, decorridos cinco anos, e com os passageiros já acostumados ao sistema, a versão pré-paga perdeu sua função. Hoje, além dos cartões, é possível pagar a passagem pelo celular, via QR Code”, explicou.
CartãoGV vai acabar?
Não. O fim da comercialização vale somente para o CartãoGV Cidadão pré-pago. As demais modalidades seguem ativas e disponíveis, com exigência de vinculação ao CPF no momento da compra.
Esses cartões podem ser adquiridos em diversos pontos físicos e digitais e não sofrerão nenhuma mudança nas regras de uso, recarga ou concessão de benefícios.
Cartão pré-pago pode ser recarregado normalmente
O diretor executivo do GVBus, Elias Baltazar, reforça que não é necessário trocar o cartão pré-pago.
“Quem já possui o cartão adquirido de forma pré-paga deve continuar utilizando-o. Ele pode ser recarregado normalmente nas roletas dos terminais, lojas do GVBus, aplicativos, máquinas de autoatendimento ou com parceiros credenciados”, explicou ao TN.
O Bilhete Único Metropolitano continua sendo o principal meio de acesso aos ônibus do Sistema Transcol, além da opção de pagamento pelo celular via QR Code.
Importância de vincular o CPF
Embora o cartão pré-pago funcione sem CPF, o GVBus recomenda o cadastro. A vinculação garante mais segurança, permitindo:
- bloqueio em caso de perda, roubo ou furto
- solicitação de segunda via
- transferência dos créditos existentes
- Sem o CPF vinculado, essas opções não estão disponíveis.
Como fazer o cadastro
O cadastro pode ser feito a qualquer momento:
- nas lojas do GVBus
- pelo aplicativo GVBus Pay
- pelo site www.cartaogv.com.br
Onde encontrar lojas do GVBus
Terminais de integração: Laranjeiras, Carapina, Jacaraípe, Campo Grande, Itacibá, Jardim América, Vila Velha, Itaparica, São Torquato e Ibes (temporariamente fechada para reforma)
Loja Central: Rua Constante Sodré, nº 265, Santa Lúcia, Vitória
Lojas da Ufes: campi Goiabeiras e Maruípe
Compra e recarga do CartãoGV
Além dos pontos físicos, o CartãoGV pode ser recarregado por aplicativos, como:
- GVBus Pay
- Recarga Pay
- Banestes
- PicPay
- Kim
Também há mais de 230 pontos presenciais na Grande Vitória, incluindo farmácias, estabelecimentos comerciais, terminais, máquinas de autoatendimento, aeroporto, rodoviária, aquaviário, shoppings e unidades da Ufes.
Outra opção é pagar a passagem diretamente pelo celular, apresentando o QR Code gerado no aplicativo Kim.
Informações para turistas
Quem chega à Grande Vitória pode acessar o Sistema Transcol por meio:
- do CartãoGV com CPF vinculado
- do aplicativo Kim, que permite criar um cartão virtual gratuito e gerar QR Codes aceitos em ônibus, terminais e aquaviários
Valor do cartão pré-pago
Desde 3 de novembro, o CartãoGV Cidadão pré-pago passou a custar R$ 25, valor integralmente convertido em créditos. A partir de 1º de janeiro, essa modalidade não será mais vendida.