O uso da tecnologia do Cerco Inteligente resultou, nesta quinta-feira (04), na apreensão de um veículo que acumulava R$ 40.495,51 em multas e taxas. Além disso, o carro estava com o licenciamento vencido desde 2017. A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), na Avenida Abdo Saad, na Serra.
Segundo o Detran, o automóvel já vinha sendo monitorado pelas forças de segurança devido ao alto valor em débitos e às 12 multas registradas em seu histórico.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, destacou a importância da integração entre os órgãos.
“Por trás do alto valor em débito, há um condutor que comete infrações de forma reiterada e não cumpre com suas obrigações em relação ao veículo. Nesse caso, o veículo tinha 12 multas e estava sem pagar o IPVA e o Licenciamento desde 2017. O uso do Cerco Inteligente e a atuação conjunta das forças de segurança têm apresentado resultados muito positivos”, afirmou ao Portal Tempo Novo.
Leia também
Clonagem de veículos também é alvo
Além da identificação de veículos com altos valores em débito, o monitoramento do Cerco Inteligente já possibilitou a localização de mais de 30 veículos com placas clonadas no Espírito Santo.
No último dia 16, por exemplo, uma motocicleta clonada foi apreendida pelo 11º Batalhão da Polícia Militar em Águia Branca. O caso foi descoberto após o proprietário do veículo original registrar notificações de infrações que não havia cometido. A partir da inclusão do alerta no sistema, a Coordenação de Monitoramento Eletrônico do Detran constatou, por meio das câmeras, a circulação de uma moto com a mesma placa no Noroeste do Estado.
A análise do itinerário e a comparação das imagens confirmaram divergências entre os veículos, levando à apreensão da motocicleta clonada às margens da Rodovia ES-080.
Blitzes inteligentes e outras fiscalizações na Serra
O sistema do Cerco Inteligente também auxilia em outras frentes de fiscalização do Detran, como:
- Identificação de veículos com kit gás irregular;
- Combate ao transporte escolar clandestino;
- Mapeamento de infrações recorrentes;
- Planejamento de blitzes inteligentes, que tornam as operações mais assertivas.

