Carnaval da Serra movimenta R$ 34 milhões e atrai 350 mil foliões às ruas

Compartilhe:
Carnaval na Serra 2025. Foto: Dayana Souza/Secom
Carnaval na Serra 2025. Foto: Dayana Souza/Secom

O Carnaval da Serra foi um sucesso, pelo menos é o que apontam os dados oficiais da folia na cidade. Com um público superior a 348 mil pessoas, muita alegria e sem grandes intercorrências na segurança pública, a festa movimentou aproximadamente R$ 34 milhões, impulsionando a economia local e atraindo foliões de diversas cidades e estados.

Este Carnaval de 2025 foi o primeiro sob a gestão do prefeito Weverson Meireles. Segundo a Prefeitura da Serra, o resultado “marca o compromisso da nova gestão com a cultura e o turismo da cidade”. Em nota, o município informou que, além dos moradores, mais de 30 mil turistas vindos de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia participaram da festa — um aumento de 10 mil visitantes em relação a 2024.

A Prefeitura atribui o sucesso do evento à programação variada e abrangente, que contou com 56 atrações regionais e nacionais distribuídas por sete pontos estratégicos do município. Destaque para os tradicionais carnavais de Manguinhos e Jacaraípe, que, juntos, reuniram mais de 40 mil pessoas por dia, proporcionando lazer e segurança para turistas e moradores.

A Prefeitura também ressaltou que houve um esquema de segurança eficaz, com a Guarda Municipal atuando em conjunto com outras forças de segurança. Durante o Carnaval, foram registrados pouco mais de 300 ocorrências, sendo a maioria delas “Visitas Tranquilizadoras”, nas quais a Guarda age com diálogo para encerrar situações de conflito, como por exemplo som com volume acima do permitido para o horário.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Felizmente, não houve registros de trocas de tiros ou homicídios durante os eventos públicos. Porém, houve situações isoladas, como o caso de um policial militar que efetuou disparos contra um homem em uma festa particular, que não estava ligada aos festejos oficiais do município.

A Prefeitura destacou que as ações de prevenção a abusos e crimes contra a mulher foram preponderantes no combate ao assédio durante os dias de festa. A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPOM) atuou por meio da campanha “Não é Não”, reforçando que a mulher tem autonomia sobre seu próprio corpo e que qualquer negativa deve ser respeitada.

Para encerrar os dias de folia, a Serra garantiu uma operação avançada de limpeza das praias e locais de festa, resultando na coleta de mais de 144 toneladas de resíduos. “Tudo foi feito para garantir o pleno funcionamento da cidade e manter a qualidade de vida de cada habitante da Serra”, destacou a Prefeitura.

Números do Carnaval da Serra 2025

? TURISMO

Total de foliões: 348 mil pessoas

Turistas: 30 mil visitantes, vindos principalmente de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Distrito Federal

Aumento de 10 mil turistas em comparação a 2024

? LIMPEZA

Coleta de resíduos: 144 toneladas de lixo recolhidas nas praias e nos principais pontos do Carnaval

Operação de limpeza: Funcionamento das madrugadas até às 22h, com 200 trabalhadores atuando nos locais de maior concentração de foliões

Equipamentos utilizados: Caminhões compactadores, caminhões-pipa, sopradores e outros

Coleta regular: A coleta de resíduos domésticos e seletiva seguiu normalmente, com materiais recicláveis encaminhados para associações de catadores e o restante para o aterro sanitário

Atendimento emergencial: A Secretaria de Serviços manteve plantão para atender urgências na iluminação pública

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também