Cardápio de escolas e creches da Serra terá cockies, panquecas e produtos integrais

Compartilhe:
A partir do segundo mestre do exercício de 2022, o número de nutricionistas terá 42% a mais de profissionais. Foto: Divulgação
A partir do segundo mestre do exercício de 2022, o número de nutricionistas terá 42% a mais de profissionais. Foto: Divulgação

O cardápio da merenda dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) será reforçada em 2022.

A novidade no cardápio das crianças reforça as ações já aplicadas pela Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação da Serra (Sedu).

Os cardápios são elaborados de acordo com as unidades que funcionam em tempo integral e regular. Ao todo, são elaborados cinco cardápios diferenciados, sendo CMEI e EMEF integral e parcial e o cardápio para atender os alunos com patologias diversas, durante todo o ano letivo, com aquisição de mais de 30 produtos para esse grupo específico.

De acordo com a gerente de Alimentação Escolar, Fabiane Cavalcante, foi criteriosamente observado o que preconiza a Resolução 06, de 08 de maio de 2020, que estabelece a não utilização de produtos ultraprocessados, além da suspensão da adição de açúcar, mel ou adoçante nos alimentos de crianças de até 03 anos de idade.

“Buscamos estratégias em receitas que utilizam itens nutricionalmente saudáveis para preparação de cookies, panquecas, bolos sem açúcar, com produtos integrais, utilizando os gêneros da agricultura familiar como item essencial para aromatizar e dar sabor às preparações. Além disso, o iogurte natural também passa a fazer parte do cardápio, para enriquecer o lanche dos estudantes ”, explica Fabiane.

A secretária de Educação da Serra, Fabiana Negrelli, explica que a merenda escolar de período integral deve atender a pelo menos 70% das necessidades nutricionais diárias das crianças.

“A recomendação, segundo a Resolução Nº 26, de 17 de junho de 2013, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, é que as unidades escolares que atuam em tempo integral devem atender, no mínimo, 70% das necessidades nutricionais diárias das crianças e adolescentes, distribuídas em pelo menos três refeições. Porém, a Serra oferta quatro refeições diárias, garantindo que o aluno faça do desjejum ao jantar em sua unidade de ensino”, detalha a secretária.

E a partir do segundo semestre do exercício de 2022, o número de nutricionistas terá 42% a mais de profissionais, para melhor atender a rede de ensino e compor a equipe de prestação de serviço.

A gerente de Alimentação Escolar da Serra ainda explica que está em fase de implantação, um projeto piloto com equipe multidisciplinar para corroborar com as ações já desenvolvidas pela equipe de nutrição, no sentido de garantir a disponibilidade, acesso e consumo adequado e consciente, além dos desafios já existentes, enfatizando nas ameaças que colocam em perigo a segurança alimentar, além dos atuais efeitos socioeconômicos da pandemia da Covid-19.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também