Notícias

Carcaça de Jubarte é enterrada depois de cinco dias na Serra

O ORCA trouxe um especialista do Ceará para auxiliar na dissecção óssea da Jubarte na Serra. Crédito: Instituto ORCA

Depois de cinco dias tentando uma solução para dar destino final e correto para a carcaça da baleia Jubarte encontrada morta na Praia de Carapebus, na Serra, no último domingo (7), os especialistas do Instituto ORCA, conseguiram nesta quinta-feira (11) concluir os trabalhos que vão avaliar a possível causa da morte do mamífero.

De acordo com Lupércio Araújo, houve grande dificuldade para realizar a análise da carcaça da Jubarte em decorrência da maré alta e falta de maquinário.

A carcaça de Jubarte encontrada na Praia Mole, era de uma baleia sub-adulta com cerca de 12 metros e 25 toneladas. O ORCA enviou uma equipe para a Serra, assim que a notícia chegou ao Instituto e os procedimento para análise iniciaram na segunda (8).

Segundo Lupércio nesta quinta-feira (11), a Prefeitura da Serra enviou uma equipe para ajudar nos trabalhos e a ArcelorMittal disponibilizou uma máquina pesada (retroescavadeira de esteira) que viabilizou a retirada dos ossos e a enterrar os restos da baleia.

Com a ajuda de máquinas, os restos da carcaça foram enterrados em local correto. Crédito: Instituto ORCA

“Os trabalhos de necropsia do animal tiveram que ser interrompidos muitas vezes. Um encalhe dessa natureza, possui um grau de dificuldade grande para realização dos trabalhos, principalmente pela ausência de máquina pesada. Hoje, foi possível concluir, porque tivemos ajuda privada e pública e também da natureza, que milagrosamente, fez com que a maré ficasse completamente baixa, auxiliando nos nossos trabalhos e possibilitando o destino final e correto que queríamos dar desde o início desta jornada”.

Especialista do Ceará na Serra

O ORCA trouxe um especialista do Ceará que auxiliou nos trabalhos de dissecção dos ossos e o objetivo é utilizar posteriormente o esqueleto para estudo e exposição científica.

“Conseguimos enterrar o material mole (gordura, músculo, vísceras) que sobrou da carcaça de maneira correta e em local adequado e dar um destino correto para os ossos que poderão ser utilizados para pesquisas ou até mesmo ser contemplados por meio de exposições. Conseguimos fazer hoje, algo muito difícil, pois o esqueleto foi totalmente recuperado, raramente isso acontece, dificilmente se recupera tudo. Essa máquina foi espetacular”.

+ Mulher sai de casa na Serra para ir a Vila Velha de ônibus e desaparece

Lupércio revelou que as estruturas ósseas da Jubarte encontrada morta não são compatíveis com o tamanho da carcaça. “Parece mesmo uma anomalia de crescimento ósseo. Ela tinha uma fratura na ponta da mandíbula, provocada por choque contra as pedras ao encalhar”.

Baleias podem estar sofrendo desnutrição

Lupércio disse ainda que este ano diferente do ano passado, as baleias da espécie Jubarte vieram com os filhotes e parecem estar mais próximas da costa cerca de 10 a 15 milhas da costa.

“Jubarte quando aparece muito próximo da praia é problema, em geral estão perdidas ou doentes. Lidamos com problemas globais. Alterações oceânicas, temperatura da água, oferta de presas, de alimentação”, analisou Lupércio.

O especialista ainda explicou que as baleias se alimentam de cardumes de peixes. “Parece que está tendo problema e não há oferta tão grande de comida. O krill é a base da cadeia alimentar delas. Essas baleias tem uma travessia muito longa, 6, 7 mil quilômetros até aqui e é muito desgastante. Elas podem estar migrando com algum grau de desnutrição, principalmente as mães, mesmo que não consigamos ver e que podem interferir na resistência física e imunológica. Caso esteja havendo uma diminuição de aporte nutricional destes animais, isso poderia justificar episódios de mortes em baleias quando não se detecta uma causa morte aparente. Isso é muito preocupante”.

A carcaça da baleia apareceu no último domingo (7). Crédito: Instituto ORCA
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

1 hora atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

23 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás