
Por meio de suas redes sociais, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, nesta terça-feira (26), que os capixabas poderão parcelar o IPVA em até seis vezes, a partir de 2023. Atualmente, o imposto pode ser pago à vista ou em até quatro vezes. “A proposta vai facilitar o pagamento e amenizar o impacto junto aos donos de veículos no ES”, disse Casagrande em seu twitter.
A Lei que autoriza o parcelamento foi publicada no Diário Oficial na segunda-feira (25) e a estimativa é de que o parcelamento beneficie cerca de 900 mil motoristas, que este ano optaram pelo parcelamento. O projeto que autoriza a mudança é de autoria do deputado estadual Bruno Lamas (PSB).
O Espírito Santo tem aproximadamente 1.3 milhão de veículos sujeitos ao tributo. Segundo o deputado, com o parcelamento mais elástico do pagamento do IPVA, será possível reduzir a inadimplência em relação ao imposto, beneficiando a um só tempo o Estado, o contribuinte e o conjunto da população capixaba.
No Espírito Santo, a alíquota de IPVA é de 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários.

