Categories: Divirta-se na Serra

Capixaba expõe quadros no Tribunal de Justiça

A exposição ‘Arte Naif no Circuito’ reúne 15 obras da artista, feitas exclusivamente para o evento. Foto: Divulgação

O colorido das obras da pintora Ângela Gomes, maior referência Naif do Espírito Santo, são destaque na exposição ‘Arte Naif no Circuito’, em cartaz até o dia 14 de novembro, no Espaço Cultural do Tribunal de Justiça, em Vitória. A mostra integra a programação do I Circuito ArtES.

Autodidata, a artista capixaba encanta a todos com o seu trabalho. Só esse ano, participou de exposições em Mônaco, em Portugal e em vários espaços no Brasil. No I Salón Internacional de Arte Naif ‘Mundos Ingênuos’, que aconteceu em Bogotá, Colômbia, foi condecorada com ‘Menção Honrosa’ com a obra ‘Festa do Abricó Macaco’. A mostra reuniu artistas 48 artistas de vários países, sendo apenas duas do Brasil. Ângela Gomes, convidada a participar da mostra a convite da Galeria de Arte Naif Alejandro Pison, foi a única brasileira condecorada, além de uma artista da Colômbia e outra de Israel.

A exposição ‘Arte Naif no Circuito’ reúne 15 obras da artista, feitas exclusivamente para o evento. “São obras inéditas, em tamanhos variados. Em três trabalhos faço uma homenagem à vila histórica medieval de Óbidos, em Portugal, onde estive este ano”, declara Ângela Gomes. E no dia 17 de novembro a mostra entrará em cartaz no colégio Leonardo Da Vinci, em Vitória.

Sobre a artista

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Ângela Gomes desde pequena Ângela Gomes já se esforçava para ajudar seus pais no orçamento familiar: vendia flores e verduras colhidas no quintal da casa , e  os crochês e bordados produzidos por sua mãe.

Ainda menina, foi brincar no quintal da casa após uma longa noite de tempestade…O vento espalhara a areia, e foi sobre ela, usando um palito de picolé,que começou a dar os seus primeiros traços artísticos: desenhou um carro que estava estacionado em frente à  casa. A riqueza dos detalhes a impressionou e aumentava o seu fascínio pelas cores.

Ela encantava os vizinhos e colegas de escola com suas habilidades artísticas, vivia sempre com lápis de cor, adorava fazer montagens e colagens com recortes de revistas, estampava tecidos, tudo de forma natural e intuitiva.

Sua primeira pintura à óleo sobre tela foi por encomenda de uma tia, aos nove anos de idade. Despontava para o Naif quando entrou num curso para aprender a técnica de pintar e o conhecimento do material a ser usado. Produziu várias telas e as guardou junto com o sonho e o desejo artístico.

Em 1981 realizou sua primeira exposição individual, no espaço alternativo de Artes, na Escelsa, na Praça Costa Pereira, Centro de Vitória. Uma curiosidade: ninguém compareceu ao evento. Apenas a própria artista, grávida da filha caçula e o fotógrafo contratado. Mas o que era para ser motivo de desistência transformou-se em incentivo para continuar, lutar e vencer; a falta do apoio familiar, o preconceito social e o descrédito profissional continuaram até se definir, anos depois pela pintura Naif, após rápida convivência com pintores do gênero em São Paulo.

Hoje a artista é uma grande referência na arte Naif. Já expôs sua arte em lugares como o Salão de Arte da cidade de Porto, em Portugal; o Museu de Arte Contemporânea de Campinas e o Museu Internacional de Arte Naif, no Rio de Janeiro.

Serviço
Exposição ‘‘Arte Naif no Circuito’, de Ângela Gomes

Data: até o dia 14 de novembro

Local: Espaço Cultural do Tribunal de Justiça (Rua: Desembargador Homero Mafra, 60 – Enseada do Suá – Vitória

Visitação: de segunda à sexta-feira, de 09 às 17 horas

Informações: (27) 3334-2000

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Tatá Mendonça chega em maio na Serra com show “Uma cega na comédia”

A comediante Tatá Mendonça, conhecida por seu show de stand-up solo "Uma Cega na Comédia", se apresentará na Serra neste…

43 minutos atrás

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

17 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

17 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

18 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

18 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

18 horas atrás