Capixaba de 15 anos busca espaço no automobilismo nacional

Compartilhe:
Foto: Divulgação Sergio de Oliveira
João Sartório mora em Colina de Laranjeiras. Foto: Divulgação

A entrada do piloto João Sartório em competições nacionais já era prevista no mundo do automobilismo, pois o pai e também piloto Betinho Sartório, foi quem fez despertar o interesse do menino ao colocá-lo num kart aos 3 anos de idade. Daí veio o resultado de sua inscrição na Fórmula Delta. Categoria Escola criada para jovens pilotos vindos do kart que queiram seguir carreira no Automobilismo Nacional e internacional.

João Sartório viajou hoje cedo (03) para o evento que inicia amanhã com treinos livres, com o classificatório e a primeira das duas corridas no sábado e finalizando no domingo. Na bagagem do capixaba muita expectativa e confiança de obter bons resultados na temporada que contará com 10 etapas, revezando entre os Autódromos Paulistas de Interlagos e Velocitta.

O capixaba não entrará totalmente “cru” na competição, pois participou de duas etapas no ano passado apenas para conhecer a categoria e gostou do que viu. “Foi uma grande surpresa para mim, pois nunca usei câmbio. Nunca tinha passado marcha em minha vida!”, destaca João, que além de todas as dificuldades entrou na pista com chuva e sem nenhum conhecimento da pista.

“Não tive tempo para treinar e cheguei no fim do campeonato com pilotos disputando o título da temporada, mas pude aprender muito com as dificuldades que tive. Principalmente a questão do câmbio que também foi problema em todas as equipes”, aponta o piloto capixaba.

João Sartório, apesar de “brincar” de kart no Kartódromo Internacional da Serra desde os 3 anos, só passou a competir em 2018 na categoria Júnior e foi campeão na Sprinter, a mais veloz da competição, em 2020. Em 2021 abandonou a competição no meio da temporada devido o interesse na Fórmula Delta.

Sabendo que não será nada fácil encarar uma temporada inteira e com pilotos em destaque nos seus Estados, João Sartório tem assistido várias corridas gravadas nos dois Autódromos paulistas, visando conhecer mais a pista. “A dificuldade dos pilotos de kart ao entrarem num monoposto de um carro mecânico é muito grande. Tenho procurado treinar cambiando e assistindo corridas para ver ponto de frenagens e principais locais de ultrapassagem para chegar bem nos treinos oficiais e fazer uma corrida de maneira que eu possa estar entre os primeiros e já trazer um troféu para o Espírito Santo”, diz com empolgação o capixaba.

No Kartódromo Internacional da Serra, a ida do piloto para Fórmula Delta veio como uma Vitória para os kartistas. Segundo Eder Melhorim, um dos melhores pilotos do Estado, e detentor de títulos em várias categorias, a alegria maior é que terão por quem torcer numa competição nacional esse ano. “O Joãozinho é um moleque veloz e gosta realmente da velocidade. Já competi com ele e vejo que vai se destacar, pois é arrojado e muito talentoso.” Elogia Melhorim, que destaca. “Estaremos acompanhando todas as suas corridas e movimentando o nosso Kartódromo para que todos fiquem ligados no único representante capixaba”.

Com colaboração de Nenem Monteiro

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também