Capixaba da Serra brilha em goleada histórica do Vasco sobre o Santos de Neymar

Compartilhe:
Foto: Matheus Lima/Vasco

A tarde deste domingo (17) entrou para a história do Vasco com uma goleada de 6 a 0 sob o Santos de Neymar, no Estádio Morumbis, em São Paulo, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas você sabia que a goleada foi construída com a participação de um capixaba natural da Serra? O atacante David, nascido no município, participou de três dos seis gols na vitória da equipe Cruzmaltina.

David, que estava afastado dos gramados há 10 meses, se recuperando de uma grave lesão no joelho, entrou em campo com um difícil missão: substituir o centroavante argentino Pablo Veggeti, capitão e artilheiro da equipe na temporada, que estava suspenso para a partida em São Paulo. E a partida mostrou que o atacante não deixou a desejar, com um lindo gol e duas assistências, David foi o jogador que mais participou de mais gols no jogo. Por coincidência, o atacante capixaba não marcava um gol há exatamente um ano, onde fez o gol de empate contra o Criciuma pelo campeonato brasileiro, no dia 18 de agosto de 2024.

Além de David que marcou o gol aos 52′, Lucas Pitton (18′); Philippe Coutinho (54′ e 62′); Rayan (60′); e Tchê (68′) fecharam a goleada da equipe de Cruzmaltina. A vitória avassaladora também representou a pior derrota da carreira de Neymar, que deixou o campo chorando em direção aos vestiários. Antes disso, o camisa 10 havia perdido por no máximo quatro gols de diferença – Barcelona 4 x 0 Santos (2009) e PSG 4 x 0 Barcelona (2017).

A goleada sobre o Santos entrou para a galeria das maiores vitórias vascaínas no Brasileirão e maior goleada do confronto entre as equipes. Antes, o maior placar foi 5 a 1, aplicado duas vezes pela equipe santista, e uma pela equipe de São Januário. Com a vitória, o Vasco chega aos 19 pontos e sai da zona de rebaixamento do campeonato e agora ocupa a 16ª posição. A equipe de Fernando Diniz volta a campo nesta quarta-feira diante do Juventude, no Alfredo Jaconi.

Quem é o atacante capixaba?

Natural da Serra, o atacante David começou nas categorias de base do Rio Branco, onde, inclusive, marcou o primeiro gol da equipe capa-preta no novo estádio Kleber Andrade. Ainda em 2014, o atacante se transferiu para base do Vitória, da Bahia, onde se destacou e subiu para a equipe principal.

Com um grande destaque no Campeonato Baiano de 2017, o atacante foi transferido para o Cruzeiro, onde ficou por 3 anos, antes de ser vendido para o Fortaleza, se tornando a contratação mais cara do Leão do Pici. Após bom desempenho, o atacante se transferiu para o Internacional, passando pelo São Paulo antes de Chegar ao Vasco, em 2024, primeiro por empréstimo e no ano seguinte, em definitivo.

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também