Capacitação gratuita ensina moradores da Serra a produzir queijos e iogurtes

Compartilhe:

Oportunidade gratuita para quem quer aprender a transformar o leite em produtos como iogurte e queijo. A Prefeitura da Serra deu a largada para o “Curso de Derivados do Leite”, que será realizado entre os dias 4 e 6 de agosto, das 8h às 17h, no Sítio Morro do Céu, na localidade de Itaiobaia.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (27) 3291-2322 ou pelo e-mail serra@incaper.es.gov.br. O curso tem como público alvo agricultores familiares, moradores da região e demais interessados em aprender técnicas de processamento de leite. As vagas são limitadas.

Durante os três dias de formação, os participantes vão aprender conceitos teóricos, como legislação sanitária e composição nutricional do leite, e conhecimentos práticos para fabricação de queijo minas, ricota, muçarela, iogurte, requeijão, manteiga e doce de leite.

O curso é resultado da parceria da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Agropecuária, Aquicultura e Pesca (Seap), com o Senar/ES, Incaper e o Governo do Estado do Espírito Santo.

Confira a programação:

04/08 (segunda-feira) – 8h às 17h

Legislação federal, estadual e municipal aplicada ao DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal);

Boas práticas no processamento de leite;

Composição e valor nutricional do leite;

Teste de acidez;

Filtração, resfriamento, transporte e pasteurização.

05/08 (terça-feira) – 8h às 17h

Fabricação de queijo minas frescal e meia cura;

Fabricação de muçarela e ricota;

Fabricação de soro fermentado;

Requeijão em barra e cremoso.

06/08 (quarta-feira) – 8h às 17h

Fabricação de iogurte, manteiga;

Doce de leite pastoso (em barra e tipo pingo).

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também