Um estudo realizado nos Estados Unidos reforça a eficácia das canetas emagrecedoras na perda de peso, mas alerta para a importância do acompanhamento profissional. A pesquisa, que analisou 1,2 milhão de adultos usuários de medicamentos GLP-1 entre 2010 e 2024, mostrou que mais da metade dos pacientes recupera parte do peso perdido quando abandona o tratamento sem suporte contínuo.
Entre os participantes, 18.228 interromperam a medicação após perder pelo menos 5% do peso corporal.
Segundo a médica nutróloga Mariana Comério, os dados reforçam que o uso dos novos medicamentos pode trazer resultados rápidos e efetivos, mas precisa ser associado a acompanhamento médico, orientação nutricional, além de manutenção de atividade física.

“Com o devido acompanhamento, o uso das canetas emagrecedoras pode trazer benefícios e avanços muito eficazes. Essa associação de tratamentos é essencial para evitar o efeito rebote, preservar massa muscular e trazer efeitos duradouros. Trata-se de um tratamento revolucionário que ajuda, inclusive, o paciente a mudar o estilo de vida e combater transtornos alimentares, como compulsões”.
Leia também
A médica esclarece que é fundamental que o uso dessas medicações faça parte de um plano completo com uma equipe multidisciplinar para evitar o reganho de peso. “Quando o tratamento é suspenso sem orientação médica, o corpo tende a voltar ao padrão anterior, o que explica o reganho de peso observado no estudo americano”.

