Categories: Política

Candidatos garantem que têm programas contra a falta d’água

Propostas vão desde despoluir lagoas da Serra, a fomentar o reflorestamento nas margens dos rios Reis Magos e Jacaraípe

Todos os candidatos à Prefeitura da Serra contemplaram em seus projetos questões voltadas ao meio ambiente. Foto: Arquivo TN

Conceição Nascimento

Com o agravamento da crise hídrica sobre o Espírito Santo e a Serra, município mais populoso do estado, além da forte vocação para a indústria, se faz necessário adequar à nova realidade e criar mecanismos para não entrar no colapso que pode resultar da falta de água.

Sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com os candidatos a prefeito da Serra para que apontassem quais são as medidas previstas pelo próximo governo para enfrentar a crise hídrica.

O candidato Gideão Svensson (PR), lembrou que a Serra é rica nas lagoas e rios, mas garante que é preciso despolui-los por meio de Parceria Público Privada (PPP), para que haja 100% de saneamento básico no município. “Pois nossas lagoas e rios estão contaminados e é preciso uma política mais austera em relação a isso. Foram investidos R$ 14 milhões em obras de desassoreamento do rio Jacaraípe, mas este continua recebendo esgoto da região. A cidade tem que crescer de forma sustentável, com respeito ao equilíbrio econômico, social e ambiental. Investimentos são necessários, chegada de empresas, mas é preciso ter sintonia com esses três pilares”, explicou.

O candidato do PDT, Sérgio Vidigal, avalia esta como a pior seca da história. Ele propõe o estímulo à preservação dos mananciais e conscientização sobre o uso da água. “Um processo que passa pela despoluição de nossas lagoas e na busca de parcerias com o Governo do Estado, que atualmente executa obras para começar a captar água no rio Reis Magos. Capitalizar empreendimentos, que sejam sustentáveis e não agridam o meio ambiente é outro passo importante para tornarmos sustentável nossa relação com os recursos hídricos. Acreditamos ainda que o desafio da água impõe repensarmos nossa maneira de consumir energia. Por isso, queremos estimular o uso de energias renováveis na cidade da Serra. Usando o Sol como matéria prima, é possível produzir energia no telhado de casa. Esses painéis solares e a microgeração distribuída tem mudado o conceito de consumir energia, além de reduzir as contas de luz até pela metade”.

Nicodemos Venturini (PPL) diz que o que está por acontecer é uma catástrofe. “Tenho falado há tempos sobre a importância de se preservar nossos mananciais e nascentes. Acho que a solução é o reflorestamento, reiniciar com a plantação de árvores para dar suporte ao resgate do rio Santa Maria”.

As assessorias do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e do candidato Givaldo Veira (PT) foram procuradas, mas até o fechamento desta edição não deram retorno sobre o assunto.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

4 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

5 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

5 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

6 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

6 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

6 horas atrás