
Por Conceição Nascimento
Em um universo de 478 candidatos a vereador na Serra, é preciso jogo de cintura e estratégia para chamar a atenção dos eleitores. Além dos slogans, números fáceis de memorizar, jingles e fotos vistosas, os postulantes ao cargo apelam para nomes criativos, que possam relacioná-los a profissões, estilos de vida e atividades realizadas no dia a dia. O município conta com 308.151 eleitores aptos a votar no próximo dia dois de outubro, para prefeito e vereador da cidade.
Na Serra, são dezenas de nomes curiosos registrados para as eleições de 2016 ao cargo de vereador. A reportagem conversou com alguns desses candidatos para que explicassem a estratégia e expectativa de campanha.
Segundo a candidata Cláudia Aquino (PTC), registrada como Morena do

Chup Chup, o nome ajuda a angariar votos, uma vez que ela é reconhecida pelo seu trabalho. “Estou tocando a campanha, conciliando as atividades eleitorais com a de venda do meu produto. Também sou estudante de Direito, em Laranjeiras. Na Câmara, pretendo atuar nas áreas de emprego e renda, propostas voltadas à formalização dos trabalhadores autônomos, tirando da informalidade; e em projetos sociais”, contou.
Após comandar durante anos o bar Raposão, no bairro Jardim Tropical, Gilmar Dadalto (PSDB) não pode evitar ser vinculado ao estabelecimento por este apelido. No registro de candidatura, Raposão foi o nome escolhido para compor a urna. “Meu mandato terá a participação popular, ouvindo as pessoas nas ruas da cidade, onde quero estar. O povo quer vereador presente nas comunidade, não aqueles que se escondem nos gabinetes”, avisou.
Há 16 anos no comando de uma instituição voltada para a educação de jovens e adultos, Márcio do Carmo Nogueira (PHS), o Márcio do Supletivo, utiliza o know how na área de ensino para dar um reforço à campanha. “Isso ajuda a ser reconhecido, pois muitas pessoas me conhecem, já que ajudei a estas pessoas, e é preciso que elas me identifiquem”, lembrou.

Do total de candidatos, 23 foram registrados como professores. É o caso do Professor Irineu Cruzeiro (PSB), há 15 anos atuando no magistério. “Em 1985, ajudei a abrir a escola de André Carloni, juntamente com lideranças locais. Estudei Filosofia e passei a militar na educação. Sempre percebi a desigualdade social; sei que a educação é o melhor caminho para sair da pobreza. Do alto dos meus 50 anos percebi que não existem professores na política envolvidos com corrupção. Isso me inspirou e sei que posso fazer muito pela cidade, como vereador”, explicou.
Confira alguns nomes curiosos registrados para as eleições de vereador na Serra:
Adriana do Insul Film (Adriana Gomes da Costa – PP)
Adriano Galinhão (Adriano Vasconcelos Rego – PTC)
Batman Capixaba (Arquires de Souza Ferreira-PTN);
Isaura Biju (Isaura aparecida Falconi – PtdoB)
Penha Cobradora (Maria da Penha Furlani-PRTB)
Tatu do Bem (Claudio Fernandes-PV)
Tom Paparazzy (Ariston Alves Souza Barbosa – PRP)
Wanderson Ruela (Wanderson Fernando Pereira Miranda – PSDC)
Mário Feirante (Mario da Paixão Batista – PtdoB)
Lindinha do Frango (Luzia Quirino de Araújo-PRB)
Mauro Pé de Galinha (Mauro Cesar Luz Carneiro – PHS)
Jamaica do Gás (Valteir Lopes de Oliveira – SD)
Levita Jó (Josimar Pessoa Araújo – PTdoB)
Julia da Padaria Pingo Doce (Julia Maria Malacarne – PTB)
Marcelo Fiscal Corredor (Marcelo Guimarães Araújo – PPS)
Ronildo Costa Cheirinho (Ronildo Antônio da Costa – SD)
Rose risadinha (Rosineia Costa Amorim Cerqueira –PPL)
As informações estão disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).