Categories: Política

Campanhas eleitorais mais curtas em 2016

O período de campanha foi reduzido de 90 para 45 dias. Foto: Divulgação

Estamos a quatro meses das eleições municipais e, as alterações feitas na legislação eleitoral (Lei Federal 13.165) devem marcar as campanhas, que serão encolhidas. Antes da reforma, as convenções partidárias eram realizadas até 30 de junho e eram seguidas pelo início do período de campanha nas ruas. A ideia é reduzir custos e poluir menos o ambiente com as longas campanhas.

Com a minirreforma, a propaganda eleitoral só poderá ser feita a partir do dia 16 de agosto, uma redução de 90 para 45 dias. A campanha pode ser feita inclusive na internet, desde que não seja paga. Na TV e no rádio serão 35 dias de propaganda gratuita, seguindo de 26 agosto (sexta-feira) e vai até o dia 29 de setembro (29). O primeiro turno das eleições deste ano, para prefeito e vereador, está marcado para o dia dois de outubro.

No segundo turno não houve mudança. A propaganda gratuita começa 48 horas após a proclamação do resultado do primeiro turno e vai até a antevéspera do pleito, marcado para 30 de outubro neste ano. Ou seja, elas estão liberadas até o dia 28 de outubro, em dois blocos de 20 minutos.

A propaganda gratuita de rádio e TV passou a ser apenas de dois blocos diários de 10 minutos e mantiveram-se as inserções diárias, que podem ser de 30 e 60 segundos.

Também serão proibidos os cavaletes, bonecos, estandartes, galhardetes e faixas; o “envelopamento” de carros e o “efeito outdoor” (justaposição de adesivos).

Qualquer cidadão que flagre irregularidades pode recorrer ao Pardal – sistema de recebimento de denúncias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Acesse o link http://apps.tre-es.jus.br/pardal/public/inicial.jsf. Outra possiblidade é fazer a denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE-ES).

No portal da Procuradoria Regional Eleitoral (http://eleitoral.mpf.mp.br/servicos) é possível acessar informações sobre o que é vedado e o que é permitido durante o período eleitoral.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

46 minutos atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

1 hora atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

2 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

2 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

2 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

3 horas atrás