Campanha de Multivacinação para menores de 15 anos começa nesta sexta (01) na Serra

Compartilhe:
A vacinação de idosos com mais de 75 anos começa neste sábado. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra
A Campanha de Multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Foto: Divulgação | Prefeitura da Serra

Começa, nesta sexta (1°), a Campanha de Multivacinação na Serra, para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Até o dia 29, as equipes de saúde da Prefeitura da Serra também vão desenvolver uma ação especial para proteger a garotada contra várias doenças.

A campanha é composta por 18 vacinas, entre elas: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite inativada, poliomielite oral, rotavírus, pneumocócica 10- valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, DTP, hepatite A, varicela, difteria e tétano adulto, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa e influenza.

As vacinas protegem as crianças e os adolescentes de diversas doenças como tuberculose, a difteria, tétano e coqueluche. A campanha acontecerá em todas as unidades de saúde do município, de acordo com o horário de funcionamento da vacinação de rotina. Lembrando, que, não será necessário agendamento online.

A população-alvo deve comparecer ao posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Com a Campanha de Multivacinação vai acontecer simultaneamente com a Campanha Nacional contra a Covid-19, agora, as vacinas contra o novo coronavírus poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.

Cartões atrasados

É de extrema importância que os responsáveis pelas crianças coloquem em dia os cartões de vacina da garotada. Dados registrados pelo Programa Municipal de Imunizações,  de janeiro a agosto de 2021, mostram uma baixa cobertura vacinal, dos moradores da Serra.

As vacinas de rotina que compõe  o calendário vacinal da criança até um ano, cuja a meta esperada para cada vacina é de 95%, exceto para BCG, que é 90%, está: BCG, 74,39%; rotavírus, 88,72%; penta, 88,05%; pneumocócica, 94,35; poliomielite, 88,4; meningococo C, 91,93; febre amarela, 74,16%; hepatite A, 89,07% e tríplice 85,37%.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também