Câmeras de videomonitoramento contra a dengue na Serra

Compartilhe:
A doença infecciosa pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Foto: Divulgação/Agência Brasil
Se as câmeras pegarem alguma caixa d’água destampada, a imagem é envida ao Centro de Vigilância Ambiental em Saúde que envia uma equipe ao local. Foto: Divulgação

No combate à dengue, toda a contribuição é bem-vinda. Na Serra, as imagens cedidas pela Central de Videomonitoramento têm ajudado a Secretaria de Saúde na identificação de caixas d’águas abertas.

São realizados em torno de 30 atendimentos por mês com o auxílio das imagens. O videomonitoramento é feito por policiais militares da reserva, bem como por agentes da Guarda Civil Municipal e da Guarda de Trânsito. As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Caso eles visualizem alguma caixa d’água destampada, a imagem é envida ao Centro de Vigilância Ambiental em Saúde. Uma equipe é enviada até o local para vedar o ambiente com telas visando impedir os focos de mosquito.

As telas fazem parte do material carregado na bolsa de trabalho. Os agentes avaliam qualquer abertura que possibilite a entrada do mosquito e também dão instruções sobre como limpar a caixa e a manter telada. Mesmo que haja tampa, se não estiver em boas condições, o responsável é orientado a trocá-la.

Mutirão

A Secretaria de Saúde da Serra intensificou as ações de combate à dengue neste período que antecede o verão, quando o calor aumenta, assim como a incidência da chuva.

Um mutirão do fumacê começou na segunda-feira (2), com operações em dobro nos bairros. Foi intensificado também o tratamento de valas e bueiros, as visitas aos pontos estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros) e o bloqueio de transmissão de casos suspeitos. O mutirão termina na próxima quinta-feira (12), e terá nova edição em dezembro.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também