Categories: Notícias

Camelódromo não cola e só tem uma barraca aberta

Nelinho com o artesanato que produz: único ambulante que sobrou no espaço recém-construído pelo município. Foto: Gabriel Almeida

O camelódromo de Laranjeiras, alternativa criada pela Prefeitura da Serra para retirar os ambulantes das ruas do bairro, principalmente a Av. Central, está com apenas quatro baias ocupadas e apenas uma em funcionamento. Inicialmente disputado pelos ambulantes, o espaço inaugurado em dezembro do ano passado pelo jeito não colou.

Enquanto isso, os ambulantes seguem nas ruas do bairro, desmontando rapidamente seus estandes a cada rodada de fiscalização. No galpão onde funciona o camelódromo, existem 34 baias. Elas foram ocupadas após sorteio, pois não havia espaço para todos os interessados. Mas à medida que instalaram suas barracas nas baias, os ambulantes foram percebendo que era inviável trabalhar no local, que fica na rua Coelho Neto ao lado da Sede da Associação de Moradores do bairro.

Josival Silva é o único ambulante que ainda insiste em trabalhar todo dia no local. “O camelódromo fica em um local afastado da avenida Central de Laranjeiras e foi muito pouco divulgado. A prefeitura demorou para colocar a placa de identificação e nós tivemos que improvisar e gastar dinheiro com a divulgação”, disse.

No galpão onde funciona o camelódromo, existem 34 baias e a maioria estão vazias. Foto: Gabriel Almeida

Apesar das dificuldades Josival disse que pretende ficar no espaço. “Eu vendia cerca de R$ 400 por dia na rua, agora vendo cerca de R$ 100. É uma triste realidade, mas entre ficar na rua e perder a mercadoria, já que os fiscais estão todos os dias vigiando, prefiro ficar no camelódromo e vender menos. Com a nova chamada da Prefeitura para outros camelôs irem para o galpão, tenho fé que as coisas aqui vão melhorar”, afirma.

Caminho diferente fez a ambulante Dayane Silva. “Não tem movimentação naquele local e as vendas são muito difíceis. Entre ficar no camelódromo ou voltar para as ruas eu preferi voltar a vender nas ruas mesmo com o risco de perder a mercadoria. Pelo menos conseguimos vender alguma coisa”, explica.

Dayane ainda disse que os fiscais estão passando duas vezes por dia. “Tem cerca de 30 dias que eles estão passando duas vezes todos os dias. Qualquer mercadoria que tiver na rua eles estão levando embora. Não sabemos para onde e nem para quem são destinadas as nossas mercadorias. Isso é um absurdo. Queremos trabalhar e a prefeitura não quer deixar. Não somos bandidos”, diz.

Prefeitura diz que não apreende mercadorias

Desde quando foi anunciada a construção do camelódromo, o projeto vem gerando desentendimento entre os ambulantes e a Prefeitura da Serra. Segundo o presidente da Associação dos Camelôs de Laranjeiras, Anderson Keller, o galpão não foi feito de acordo com o projeto apresentado. “O camelódromo não é aquilo que a prefeitura nos apresentou no projeto. Na verdade não parece nenhum pouco com aquilo prometido pelo município”, acusa.

Através de assessoria de comunicação, a Prefeitura da Serra disse que construiu o camelódromo em um local de grande fluxo de pessoas. Disse ainda que em julho abriu um edital para vagas e no próximo dia 14 vai sortear os espaços entre os interessados. De acordo com o edital, só puderam se cadastrar os comerciantes ambulantes que atuam regularmente na Serra.

A prefeitura foi questionada sobre as mercadorias que são recolhidas pelos fiscais. E afirmou que os fiscais não recolhem mercadorias. Disse ainda que a proibição para ambulantes não autorizados continua na Avenida Central de Laranjeiras.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

14 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás