Câmara da Serra promove diálogo entre Ceturb e Apae para ampliar políticas de acessibilidade

Compartilhe:
O encontro aconteceu na sede da Ceturb. Foto: Gabriel Felipe

Um encontro para debater ações de políticas públicas voltadas à inclusão e à acessibilidade reuniu o vereador e presidente da Câmara da Serra, Saulo Mariano, o Saulinho (PDT); representantes da Ceturb-GV e usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da Serra. O encontro trouxe no bojo a escuta de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com deficiências invisíveis, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que enfrentam desafios diários no transporte público.

Representando a Ceturb o presidente Marcelo Antunes. A Apae enviou três representantes da Serra, Matheus Machado, um usuário da instituição identificado como Gabriel e Matheus Gomes. Entre as sugestões apresentadas pelos jovens estão a criação de cartilhas educativas sobre o autismo, campanhas de conscientização nas mídias e dentro dos ônibus, além da divulgação de símbolos como o cordão de girassol e o quebra-cabeça – associados à identificação de deficiências invisíveis.

O vereador Saulinho, que desde o início do mandato se dedica às pautas da inclusão, falou sobre sua experiência.

“Como alguém que também enfrenta desafios de acessibilidade, eu entendo a importância de ouvir quem vive essas dificuldades todos os dias. Meu papel é abrir portas e construir pontes para que as soluções cheguem. A inclusão só é real quando nasce do diálogo direto com as pessoas afetadas”, comentou.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também