Categories: Direito e Cidadania

Caixa Econômica facilitará a compra e financiamento de imóveis

A Caixa Econômica Federal, a maior financiadora imobiliária do Brasil em termos absolutos, o que corresponde a aproximadamente 70% do mercado imobiliário, anunciou na última quinta-feira, dia 02 de julho de 2020, que passará a incluir no financiamento imobiliário os custos com o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis), que é um imposto municipal, e custos com escrituras e certidões.

Outros bancos, como o Bradesco e o Itaú, por exemplo, já ofereciam esta facilidade, porém, sendo a Caixa Econômica a maior financiadora imobiliária, principalmente através do programa Minha Casa Minha Vida, que atende a parcela mais vulnerável da sociedade, esta notícia causa grande repercussão no setor.

A medida acaba aumentando o valor do financiamento, mas reduz o valor que o comprador precisa ter em mãos para comprar o imóvel, facilitando e tornando mais acessível o financiamento imobiliário.

Antes, quem quisesse financiar um imóvel pela Caixa Econômica deveria ter em mãos um valor de entrada entre 20% a 30% do valor total do imóvel, além de pagar os custos com escritura e certidões, mais o ITBI, que gira em torno dos 3% a 5% do valor do imóvel.

Com a nova política de financiamento, os novos mutuários só precisarão arcar com o valor de entrada, podendo diluir no financiamento os valores com ITBI e demais custos cartorários.

Além disso, A Caixa apresentou a possibilidade de registro eletrônico de imóveis, que vai evitar que o futuro mutuário precise levar a documentação pessoalmente ao cartório. O sistema do Banco foi integrado aos cartórios de 14 estados, e tem previsão de início a partir de 13 de julho de 2020.

Cristiane Puppim

A autora é Advogada especialista em Direito Civil, com ênfase em direito imobiliário e condominial.

Últimas postagens

Vereador vai disponibilizar livro sobre surdos em escolas públicas da Serra

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, quando foram distribuídos mais de 300 exemplares, o vereador…

2 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

4 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

4 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

5 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

5 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

5 horas atrás