Por Thiago Albuquerque
Em ritmo de Paralimpíadas, um serrano de apenas 15 anos, vem se destacando na natação paralímpica. Morador de Laranjeiras Velha, Ezequias Lima de Paulo, é detentor de três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares, da qual disputou em 2012, 2013, 2014 e 2015. E já sonha com mais. Isso porque em novembro começa a competição de estudantes em São Paulo e sua participação já está confirmada.
O atleta nasceu com má formação artrogripose, e sempre se locomoveu através de cadeira de rodas. Mesmo com as dificuldades de movimentação das pernas e braço, o atleta mostra superação a cada dia.
Ezequias, é estudante do ensino médio e representa o time do Clube Álvares Cabral, em Vitória. Ele começou sua vida na natação aos 11 anos, quando competiu a primeira vez em São Paulo, sua categoria é a S2, que é a com maior grau de deficiência.
Ele sonha seguir os passos de seu ídolo André Dias, e sonha em disputar os Jogos Paralímpicos. “Japão 2020 está ai, quem sabe?!”, destaca o nadador que tem ajuda do governo nos custeios para disputar as competições.
O paratleta treina de segunda a sexta, das 13h30 às 15h30. “Não vejo como obstáculo, para mim minha condição. Me inspiro muito no Daniel Dias. Em novembro tenho como objetivo as Paralímpiadas Escolares, que vai acontecer entre os dias 21 e 26 de novembro em São Paulo”.