Boulevard Lagoa não é condomínio: a verdade por trás do bairro mais luxuoso e fechado da Serra

Condomínio de luxo na verdade é um bairro de alto padrão, murado e totalmente fechado. Conheça o mistério por trás do Boulevard Lagoa Serra.
Compartilhe:
Boulevard Lagoa Serra Bairro Condomínio
Crédito: Divulgação
Boulevard Lagoa Serra Bairro Condomínio
Boulevard Lagoa é um bairro fechado com muito luxo e mistério. Crédito: Divulgação

Você sabia que o Boulevard Lagoa, um dos endereços mais valorizados da Serra, não é um condomínio de luxo, mas sim um bairro oficial da cidade? Muita gente se engana — inclusive veículos de imprensa. O Tempo Novo mergulhou na história dessa área fechada e restrita para revelar como surgiu, por que pode ser murada e o que a torna tão exclusiva.

De área disputada a bairro murado: a origem do Boulevard Lagoa

Na década de 1970, a área hoje ocupada pelo Boulevard era um grande terreno sem dono definido, alvo de disputa judicial entre duas famílias tradicionais da Serra: os Castello e os Pimentel, de Manguinhos. O local, que já foi até lixão, tinha mais de 3 milhões de m².

O impasse foi resolvido nos anos 80 com intervenção do então prefeito João Batista Motta e do advogado José Inácio Ferreira (que anos depois se tornaria governador). Cada família ficou com metade da área. A parte que deu origem ao Boulevard foi herdada pelos Pimentel.

Terreno do bairro de luxo era um lixão. Crédito: Arquivo Tempo Novo

Como surgiu o bairro murado?

No fim dos anos 1990, a área começou a ser loteada por empresas do setor imobiliário, como a Jacunem, Cristal e Teixeira Holzmann, que decidiram apostar num modelo inspirado em projetos do Paraná: criar um loteamento com estrutura de condomínio, mas status legal de bairro.

Assim nasceu o Boulevard Lagoa, oficialmente fundado em 2007 e reconhecido como bairro da Serra em 2008. O nome foi dado por decreto do então prefeito Audifax Barcelos.

Leia também:
Moradora da Serra cria leão dentro de casa para assustar bandidos

Mas por que o acesso é restrito?

Mesmo sendo um bairro com ruas e praças públicas, o Boulevard tem acesso controlado. Isso é permitido graças a uma concessão assinada com a Prefeitura da Serra em 2008, que autorizou a Associação de Moradores do Boulevard Lagoa (ABL) a administrar a área por 20 anos — renováveis.

Na prática, a Prefeitura “emprestou” as vias e áreas comuns para a ABL, que se comprometeu a realizar toda a manutenção, desonerando o poder público. Esse modelo é respaldado por leis federais e municipais — inclusive a Lei Municipal 3.201/2008, criada especificamente para permitir loteamentos com controle de acesso.

Então, o Boulevard Lagoa é bairro ou condomínio?

Boulevard Lagoa Serra Bairro Condomínio
Entrada do Boulevard Lagoa. Crédito: Divulgação

É um bairro murado com características condominiais.

Possui ruas públicas, mas de uso restrito. Não há síndico, mas sim um líder comunitário. Hoje, abriga mais de 370 casas prontas, outras 130 em construção e cerca de 1.200 moradores. Casas chegam a ultrapassar os R$ 3 milhões.

Leia também:
Jogador famoso é acusado de ameaçar morador do Boulevard Lagoa e se defende

Curiosidade histórica sobre o Boulevard Lagoa

Em 2010, o próprio Jornal Tempo Novo publicou uma nota questionando a classificação do Boulevard como bairro — gerando confusão até na Câmara Municipal. O mico? Os próprios vereadores que questionaram a classificação haviam aprovado a lei que a definia.

Fontes:

Matéria baseada em entrevistas com o ex-prefeito João Batista Motta, moradores, parlamentares da época, legislações federais e municipais, e no acervo histórico do Jornal Tempo Novo.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também