smobile
[secondary_title]

Bom de faro: confira quais são as raças mais farejadoras

- PUBLICIDADE-
Cão da raça Basset Hound. Foto: Divulgação

Você sabia que o cachorro Basset Hound faz parte de uma linhagem de grandes farejadores? Assim como essa, cães como pastor alemão, labrador e beagle também possuem esse sentido bem apurado.

O olfato dos cachorros, em geral, é excelente, mas algumas raças apresentam o sentido extremamente aguçado, indo além do esperado. Certos perfis de cães são capazes de diferenciar cheiros muito semelhantes e farejar até longas distâncias.

Normalmente, cães que apresentam essa característica farejadora, são bastante utilizados pela polícia com o intuito de detectar drogas, resgatar vítimas e até mesmo rastrear suspeitos.

Confira as raças com os melhores faros abaixo:

Pastor alemão

Os cães que pertencem à raça pastor alemão são imponentes por sua aparência e tamanho. Além de apresentarem um porte bonito, também impressionam qualquer um pela sua capacidade olfativa.

Não por acaso que estão entre as raças mais utilizadas pelas forças policiais espalhadas pelo mundo todo. Além de apresentar uma capacidade de farejar excelente, também é obediente, inteligente e possui facilidade no aprendizado.

A união dessas características o torna perfeito para o trabalho de resgate, busca de criminosos e apreensão de drogas. Além disso, os cães dessa raça se mostram tranquilos, dóceis e carinhosos, mas sempre alerta, perfeito para uma casa ou sítio.

Labrador Retriever

Nos últimos anos, foi construída a imagem do labrador como um cão animado, alegre, engraçado e familiar, muito disso, por conta dos filmes que essa raça protagonizou. Mas a verdade é que esse cachorro apresenta o olfato extremamente desenvolvido.

Além disso, apresenta um porte musculoso e atlético, o que o torna perfeito para ser utilizado como cão-guia para cegos e nas mais diversas operações de resgate, salvamento e busca.

Sua inteligência impressiona, mas fique alerta! Para aprender a receber ordens, o treinamento deve começar ainda quando filhote.

Basset Hound

Originalmente, os cães dessa raça de orelhas compridas, eram utilizados por caçadores com o intuito de rastrear coelhos e lebres. Foram escolhidos para essa função pelo seu tamanho e por apresentarem um faro excelente.

Hoje em dia, essa raça é pouco utilizada dessa forma e, por isso, adora perseguir alguns animais por conta desse resquício de caçador.

Além disso, são cães dóceis, gentis e afetuosos, mas precisam de um dono firme para decretar as regras, já que podem ser muito bagunceiros.

Golden Retriever

Golden Retrievers costumam chamar atenção, não somente por seu pelo dourado, mas também pela simpatia. Não é à toa que são os cachorros preferidos para se ter em casa.

Não são agressivos, são obedientes e podem servir como cães de alerta e como uma forma de proteção para quem mora sozinho. As famílias adoram!

Mas, além de tudo isso, esses cães apresentam ótimas habilidades olfativas. São muito inteligentes e ótimos farejadores, o que os tornam perfeitos para situações de salvamento e para guiar pessoas com deficiência.

Cão de Santo Humberto

Também conhecido como Bloodhound, sua aparência parece muito com a do Basset Hound. Apesar de passar a impressão de ser cansado e preguiçoso, seu olfato é excelente.

Na verdade, ele é um dos melhores do ramo. Originalmente, era bastante utilizado como cão de caça, o que explica sua alta capacidade olfativa. É bastante utilizado pela polícia e também serve como um ótimo pet de companhia.

Beagle

Apesar de seu pequeno porte – muito diferente das raças apresentadas até aqui – possui um olfato invejável. Assim como outros cães, possui em suas origens a função de farejador, pois caçava lebres e coelhos.

Os anos se passaram e essa característica ainda é bastante predominante nos cachorros dessa raça.

É um cão alerta e esperto, mas, ao mesmo tempo, pode ser teimoso e desobediente. Treiná-lo é um desafio, já que se distrai facilmente e não decora as regras.

Foxhound inglês

Muito parecido em aparência com o Beagle, à exceção de ser mais alto e considerado de porte grande. Também foi criado para caçar animais, por conta do seu faro apurado. É um cachorro rápido, resistente, enérgico, afetuoso, amigável e equilibrado.

Terrier escocês

Não costuma ser uma raça tão popular, mas se encontra entre os melhores cães farejadores, com certeza. Esse cachorro foi criado por fazendeiros para lidar com ratos, raposas, texugos e outras ameaças. É por isso que seu faro é tão apurado.

Essas são algumas das melhores raças de cães farejadores que existem no mundo. É claro que a lista não termina aqui, mas já dá para ter uma noção do quanto os cachorros são bons nisso e podem ser utilizados nas mais diferentes situações!

Conteúdo: Agência Gear SEO

Fim de semana sem chuva na Serra

Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo como fica o tempo na Serra neste...

Cão farejador encontra 2kg de entorpecentes na Serra

Uma ação da equipe K9 da Força Tática do 6º Batalhão da Polícia Militar resultou na apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes na...

Aniversário do Parque Botânico Vale terá concerto de coral, oficinas e brincadeiras

O Parque Botânico Vale preparou uma programação com atrações culturais, educativas e ambientais para comemorar o seu aniversário de 21 anos. As atividades acontecem...

Serra + Cidadã chega em Central Carapina neste sábado (10)

A 25ª edição do Serra+Cidadã acontece neste sábado (10), na EMEF Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina. Das 8h às 15h, os moradores...

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

O empreendedorismo feminino ganha ainda mais força na Serra com a chegada da 4ª edição do E.L.A.S. – Empreendedoras, Líderes, Atuantes na Serra, que...

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da Netflix. A produção retratando...

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é um marco na jornada...

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

O Roda de Boteco 2025 está prestes a começar, e Serra promete marcar presença mais uma vez com força no principal festival gastronômico de...
...