Bolsa Permanência vai beneficiar estudantes de medicina inscritos no CadÚnico

Compartilhe:

Uma boa notícias aos estudantes matriculados em cursos de medicina, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A partir de agora, estes alunos vão ter auxílio mensal do governo federal para que possam permanecer estudando até a conclusão do curso. Para ter acesso ao benefício, devem estar matriculados em cursos de medicina credenciados pelo Mais Médicos.

O benefício foi instituído por meio do Programa de Bolsa Permanência no âmbito do Programa Mais Médicos (PBP-PMM), publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22). O requisito básico para receber o auxílio financeiro é estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com registro ativo e atualizado.

O valor da bolsa será definido pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e não será inferior ao valor de uma bolsa de iniciação científica (atualmente, em R$ 700). Além disso, a bolsa pode ser acumulada com outras bolsas acadêmicas, desde que o total recebido pelo estudante não ultrapasse 1,5 salário mínimo por mês.

No caso de cursos de medicina de instituições particulares, o estudante deve ser bolsista integral, com o benefício oferecido pela própria faculdade. Além disso, não pode ter concluído nenhum outro curso de ensino superior; ser beneficiário do Programa Bolsa Permanência de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com matrícula ativa em curso de medicina de universidades federais; ultrapassar a renda familiar bruta mensal por pessoa de 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 2.277, em 2025.

Interessados em concorrer à bolsa PBP-PMM devem se cadastrar no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), e anexar os documentos que comprovem a renda familiar por pessoa; a matrícula ativa em curso de medicina autorizado. 

As informações são da Agência Brasil.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também