‘Bixa Preta’ tá passando e deixa o seu recado com muito swing

Compartilhe:
A música de Pedro Kimura (de blusa verde limão) foi composta em pareceria com Afronta MC, que também canta e estrela o clipe lançado na última sexta-feira (24). Foto: Divulgação/Vagner Rezende
A música de Pedro Kimura (de blusa verde limão) foi composta em parceria com Afronta MC, que também canta e estrela o clipe lançado na última sexta-feira (24). Foto: Divulgação/Vagner Rezende

Negros e homossexuais estão entre as principais vítimas da violência no Brasil. E se a pessoa reunir as duas condições, ela fica especialmente exposta ao preconceito e a todo tipo de risco e sofrimento que isso traz.

Inspirado por essa difícil realidade, o capixaba Pedro Kimura lançou, na última sexta-feira (24) seu novo single. ‘Bixa Preta’ tem participação da Afronta MC no vocal e na composição. Trata-se uma faixa pop cheia de swing temperada com trap – vertente do hip hop – e elementos de dancehall, gênero musical jamaicano que usa e abusa dos sintetizadores.

A música, que está disponível nas plataformas digitais, foi lançada junto com o clipe. E apesar de tratar de um tema tão sério e delicado, faz isso de forma descontraída. Soa também como um canto de autoafirmação.  Não é a toa que Kimura e Afronta avisam: “Bixa Preta quer passar”.

Há muito humor, expressões e gírias usadas com frequência no universo LGBTQ+. Uma curiosidade é que na letra usam o ‘x’ na palavra bicha, que na formalidade gramatical é escrita com ‘ch’.

Afronta MC e Pedro Kimura com roupas alusivas ao militarismo, um dos figurinos usados no clipe: crítica à atuação das polícias nas periferias. Foto: Divulgação/Vagner Rezende

A irreverência fica evidente também no videoclipe, que mostra Pedro e Afronta dançando em ambiente noturno. Mas o sangue na bandeira do Brasil e na roupa dos artistas ao final, lembra o quão grave é o tema que abordam. E da importância do recado que querem passar.

“Foi a forma que eu e minha equipe encontramos de representar a opressão que a população LGBTQ+ enfrenta.  Além disso, também reforça a forma que o governo trata corpos pretos através da polícia militar nas periferias do país”, explica Pedro.

O artista acrescenta que o single é uma das faixas que devem estar incluídas no EP que pretende lançar até o fim do ano.

A música foi gravada no Studio3, em Bento Ferreira, Vitória. Já as imagens do clipe foram feitas nas ruas da Cidade Alta,  Centro de Vitória. A direção é de Theo Monteiro.  A produção executiva é de Afari, integrante do grupo Melaninas MC.

No clipe, a direção de arte explorou a estética urbana e elementos do militarismo, representados no figurino assinado pelo estilista Caic Goulart, que é a drag queen “Brisa”. A fotografia ficou por conta de Vagner Rezende, artista que já teve trabalhos publicados na capa da revista “Vogue”.

Pedro Kimura mora em Vitória, cidade onde foi nascido e criado. Já Afronta MC, que é destaque em batalhas de rap no ES, reside em Vila Velha.

‘Bixa Preta’ tem também entre seus colaboradores o produtor e compositor Romero Figueiredo, morador de Chácara Parreiral e importante ativista cultural da Serra.

Ouça a música e veja o videoclipe aqui. Na descrição do vídeo no YouTube, há a letra da música e ficha técnica completa do trabalho, além do endereço para ouvir a faixa nas outras plataformas digitais.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também