Banhistas salvam tartarugas emboladas em rede pesca na Serra

Compartilhe:

 

Duas tartarugas presas a rede de pesca foram salvas por banhistas numa praia da Serra no último dia 13 – mesma data em que uma Jubarte e um golfinho foram encontrados mortos no litoral de Jacaraípe.

De acordo com o ambientalista, Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), as duas tartarugas, que são da espécie Chelonia mydas, mais conhecidas como tartaruga verde, foram resgatadas por banhistas e comerciantes em Jacaraípe, próximo a Praça Encontro das Águas.

“Eles encontraram os animais embolados em rede de pesca, pegaram facas e conseguiram soltar as tartarugas, que sobreviveram e foram devolvidas ao mar”, comentou Claudiney.

Segundo ambientalista, a tartaruga verde é comum no litoral da Serra. “As tartarugas verde são animais que se encontram mais nas encostas pois a base alimentar são as algas, porém, elas tem como área de desova as ilhas oceânicas, como Trindade, Fernando de Noronha e Atol das Rocas”, explicou.

O morador de Jacaraípe, na Serra, ponderou ainda que uma das causas da morte delas é por afogamento quando agarram em redes colocadas em recifes, o que é proibido por lei.

“Recifes de corais são áreas de alimentação delas por ter bastante algas no local. Outra causa da morte que mata 40% das tartarugas é o lixo e principalmente as tartarugas verde, pois elas confundem a sua alimentação com sacolas lixo em um todo”.

A recomendação em casos como este é se o animal estiver em ótima situação, liberá-lo, se tiver machucado ligar para o monitoramento de praia.

A comunicação com as equipes de monitoramento de praias pode ser feita por meio do telefone 0800-0395005 e a ligação é gratuita. O acionamento pode ser feito para qualquer animal marinho encontrado no litoral capixaba e serrano.

A Serra possui 23 km de litoral: Nova Almeida, Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Praia de Carapebus e Balneário de Carapebus.

A recomendação é a de que os banhistas não se aproximem nem entrem na água perto de onde está a carcaça do mamífero, pois há risco de contaminação.

+ Segunda baleia aparece morta no litoral da Serra em menos de 1 semana

+ Jubarte é encontrado morto em praia da Serra

Baleias e golfinho em praias da Serra

Nos últimos dez dias, três animais marinhos apareceram mortos nas areias das praias da Serra. No dia 7 e no dia 13, baleias da espécie Jubarte foram encontradas mortas em Praia de Carapebus e Jacaraípe, respectivamente. No mesmo sábado (13), um golfinho também apareceu morto em Castelândia.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também