Banestes lança Tricoins: créditos da reciclagem agora podem ser convertidos em Pix

Compartilhe:

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou mais uma novidade para a prática da reciclagem: os “Tricoins”, que são créditos gerados a partir da reciclagem de embalagens nas Retorna Machines. A partir de agora, esses créditos podem ser convertidos em transferências em dinheiro via Pix para contas de qualquer banco. A medida busca incentivar a reciclagem, ao oferecer uma recompensa financeira direta aos participantes.

A ideia é estimular o descarte correto de resíduos recicláveis por meio das máquinas Retorna Machines, que funcionam como pontos de coleta voluntária de resíduos em locais de grande circulação de pessoas. Este modelo de economia circular, implantado em diversos municípios brasileiros pela Ambipar e lançado no Estado pelo Banestes.

Nestes pontos de descartes podem ser inseridas na máquina garrafas de plástico, caixas de leite, latas de alumínio e de aço, garrafas de vidro, entre outros tipos de embalagens. O depósito desses produtos gera um crédito para o cidadão, que poderá utilizá-lo para o recebimento via Pix ou descontos como, por exemplo, em contas de energia, água, telefonia e até no transporte público. Outra opção é a doação financeira para instituições beneficentes.

Na Grande Vitória, 10 máquinas estão disponíveis para coleta na Grande Vitória: no Fórum da Serra e no Fórum de Vila Velha; e na Capital, na Assembleia Legislativa (Ales), nas instalações do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), na Defensoria Pública do Espírito Santo, no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), no Clube Álvares Cabral, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) – sede –, no edifício Palas Center (sede administrativa do Banestes) e na sede do Governo do Estado, Palácio Anchieta.

Para participar, o usuário deve baixar gratuitamente o aplicativo Triciclo ou se cadastrar pelo site https://triciclo.eco.br/. Após o cadastro, basta descartar embalagens recicláveis nas Retorna Machines, plásticos, latas de alumínio, embalagens longa vida, vidro e aço para começar a acumular Tricoins.

Na prática, 10 latinhas de alumínio ou 15 garrafas PET equivalem a 150 Tricoins. Cada 150 Tricoins equivalem a R$ 1,00. Os pontos podem ser trocados por PIX diretamente no aplicativo, com até três trocas diárias, garantindo rapidez e conveniência no resgate dos benefícios.

Os resíduos captados nas Retorna Machines patrocinadas pelo Banestes são destinados à Associação de Catadores Recicla. Informações completas sobre o serviço estão disponíveis em https://retornamachine.eco.br/.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também