O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na última terça-feira (11), o lançamento de uma nova linha de crédito voltada exclusivamente para instituições religiosas. A iniciativa procura facilitar o acesso dessas entidades a recursos financeiros com condições diferenciadas, possibilitando investimentos em infraestrutura, equipamentos e projetos voltados às suas comunidades.
“Compreendemos a importância do trabalho de instituições religiosas e os desafios financeiros que podem surgir ao longo do caminho. Para apoiar e fortalecer a sua missão, elaboramos uma solução de crédito diferenciada, desenhada para atender às necessidades específicas de investimentos das instituições religiosas”, afirmou o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.
O evento de lançamento ocorreu na sede administrativa do banco, no Centro de Vitória, e contou com a presença de diretores, equipes técnicas, representantes de diversas denominações religiosas, além de autoridades públicas e membros da sociedade civil.
A nova linha de crédito oferece taxas a partir de 1,82% ao mês (pré-fixada) ou 0,48% ao mês + CDI (pós-fixada), com parcelamento em até 60 meses e carência de até três meses para o pagamento da primeira parcela. Como garantia, além das exigências do produto contratado, será necessário o aval do responsável e do tesoureiro da instituição.
Leia também
Outra vantagem é que não haverá incidência de IOF, em virtude da imunidade tributária das igrejas. A formalização da operação dependerá da análise do estatuto da entidade.
As instituições interessadas também poderão contar com outros serviços oferecidos pelo Banestes, como Cheque Especial, soluções de Pix e Portal Pix, maquininhas da Getnet Brasil, além de opções de investimento para gestão financeira. As solicitações podem ser feitas diretamente em uma agência ou pelo aplicativo Banestes, na opção “Fale com seu Gerente”.
“Um divisor de águas para as igrejas”, diz pastor
O presidente da Associação de Pastores da Serra, pastor Marcelo, destacou a importância do novo crédito para o setor religioso e explicou como o projeto foi construído em parceria com o banco.
“A maior dor das igrejas no Espírito Santo e no Brasil é exatamente a falta de crédito. A igreja não consegue ter linhas de crédito aprovadas em nenhuma instituição por se tratar de algo sem fins lucrativos”, afirma.
Segundo ele, a proposta apresentada ao Banestes nasceu da escuta das dificuldades enfrentadas por líderes religiosos, especialmente os de congregações menores. “Como presidente da maior associação de pastores do estado, eu sempre fui questionado sobre essa questão. Muitos pastores enfrentam dificuldades para comprar equipamentos, reformar templos ou lidar com emergências financeiras. Fui trabalhando essa ideia até conseguir desenhar o projeto e apresentá-lo ao Banestes”, explica ao Tempo Novo.
O pastor conta ainda que o projeto passou por duas análises técnicas antes de ser aprovado. Com isso, Marcelo explicou que a linha de crédito atenderá igrejas com CNPJ e contabilidade regular. “Em cima da movimentação, o Banestes vai liberar uma linha de crédito de empréstimo com 60 meses para pagamento e carência na primeira parcela. Vai liberar cheque especial e também cartão de crédito”, ressalta.
Ele comemora o pioneirismo da iniciativa. “O banco vai ser o primeiro no Brasil a abraçar as igrejas do Espírito Santo, abrindo uma oportunidade que já se tornou um divisor de águas no meio pastoral”, completa.

