
Não é novidade para quem usa os canais digitais para pagamento de contas e transferências bancárias que golpistas inventam a cada dia uma maneira diferente de roubar dos correntistas, seja dinheiro, ou dados como senhas e códigos de acesso. No Espírito Santo, o Banestes, está alertando os clientes contra a ação de golpistas logo em sua página inicial.
Acontece que golpistas tem ligado para correntistas dizendo ser da área de segurança do banco e pedindo clientes para entrarem em páginas falsas, tentando assim roubar os dados das pessoas que possuem contas no banco.
“Fique atento! Não forneça informações sigilosas, como senhas, contrassenhas, códigos de acesso ou BToken. O Banestes não solicita atualização de segurança e não efetua recolhimento de cartões ou dispositivos de clientes. Em caso de suspeitas, entre em contato com a Central de Relacionamento do Banestes 08006452030”, diz o aviso logo na página inicial do Banestes na internet.
Segundo o Banestes, a Febraban – Federação Brasileira de Bancos – tem se pronunciado e afirmado que o número de ataques cibernéticos tem aumentado. Por isso, o alerta à população, pelos próprios bancos e também pela imprensa.
Por meio de nota, o banco disse que possui fluxos de controle do Banco Central e da Febraban, em conjunto com a Polícia Federal, para acompanhamento das ações de quadrilha de golpistas.
“As equipes competentes da área de Segurança do Banestes acompanham os casos suspeitos e sempre trabalham de forma proativa na prevenção contra fraudes. Em caso de suspeita, o cliente deve registrar Boletim de Ocorrência na Polícia e entrar em contato com o gerente de sua conta ou pelos canais oficiais de atendimento ao cliente do Banestes, disponíveis no site oficial www.banestes.com.br”.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Na Assembleia Legislativa do ES, existe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos que tem como presidente, o deputado da Serra, Vandinho Leite (PSDB). Ele se coloca a disposição para atender as pessoas que se sentirem lesadas por crimes como este. “Como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos da Assembleia, ressalto a importância de campanhas educativas, no sentido de orientar a população acerca da ação de golpistas, que são bandidos que usam as redes para praticarem crimes. Os casos de vítimas de golpes aplicados na internet têm aumentado a cada dia. Por isso, coloco a CPI à disposição, para o que for preciso.”
A CPI pode ser acionada por meio de Coordenação das Comissões Temporárias e Órgãos Especiais. Tel: 3382-3748/3382-3878/3382-3555. E-mail: comissoestemporarias@gmail.com
Confira das dicas do Banestes para não cair na conversa de golpistas
O Banestes dá dicas para seus correntistas não caírem em golpes cibernéticos. Uma delas é acessar o site do Banestes pelo endereço www.banestes.com.br. Desconfie de qualquer outro endereço.
– Caso receba contato telefônico afirmando ser do banco, solicite um telefone para retorno, e utilize outra linha fixa ou uma linha de celular para ligar para a agência de relacionamento ou a Central de Atendimento para confirmar o contato. Os telefones das agências podem ser consultados pelo link “Rede de Agências” no rodapé no site oficial www.banestes.com.br, e a Central de Atendimento atende pelo 0800 7270474, também informado no site oficial.
– O Banestes não solicita senha, contrassenha, código de acesso ou BToken em ligações telefônicas ou por emissários. Utilize as credenciais de conta e cartão somente nos canais eletrônicos do Banestes: Internet Banking (acessado pelo site oficial), App Banestes e App Banestes Cartões (baixados nas lojas oficiais de aplicativos), e no Autoatendimento.
– o Banestes não faz contato por nenhum meio para pedir informações sigilosas (senha, token, etc), nem mesmo para executar instalação ou atualização de sistema, aplicativo ou cadastro do PIX.
– O Banestes não efetua recolhimento de cartões ou dispositivos de clientes. Mantenha cartões e dispositivos (computadores, notebooks e smartphones) sempre sob sua guarda, solicitando imediatamente bloqueio em caso de perda, furto ou roubo, através das agências ou da Central de Atendimento.
– Tenha especial atenção com links e arquivos baixados da Internet ou recebidos por e-mail, desconfie sempre e utilize um antivírus para verificar os arquivos antes de abrir.

