Acusado de praticar diversos furtos e outros crimes ao longo dos anos, Paul Saymon Vieira Leal foi preso mais uma vez na tarde desta terça-feira (29), no bairro Castelândia, na Serra. Ele foi encontrado pela Polícia Militar enquanto dormia em casa, por volta das 15h, e teve contra si cumprido um mandado de prisão em aberto por furto.
Com um histórico extenso no sistema criminal, Paul acumula mais de 20 passagens por delegacias desde 2012. Entre os crimes atribuídos a ele estão furto, roubo, estupro de vulnerável, falsificação de moeda e violência doméstica, de acordo com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus).
A operação que levou à prisão foi realizada por dois policiais militares e três agentes do setor de inteligência, que haviam levantado informações sobre o paradeiro do suspeito. Ao chegarem ao imóvel, encontraram Paul dormindo. Ele foi detido sem oferecer resistência.
Segundo o cabo Danielson, da PM, Paul é conhecido por invadir residências durante a madrugada, sempre de forma silenciosa. “Ele cometia furtos a residências, sempre atuava da mesma maneira, de madrugada. Ele abria os portões e as portas, não fazia barulho, entrava, pegava as coisas e saía. Moto, bicicleta, uma infinidade de coisas”, relatou o militar.
Leia também
Ainda de acordo com Danielson, muitos moradores só percebiam os crimes ao notarem objetos desaparecidos e verificarem as câmeras de segurança. “Quando os donos chegavam em casa, davam conta da falta de alguns objetos, iam ver as imagens e descobriam que tinham sido furtados”, completou.
A Sejus informou, ao Portal Tempo Novo, que Paul já passou por diversas unidades prisionais desde 2012 e foi colocado em liberdade em junho de 2025, por meio de alvará judicial. Agora, ele foi encaminhado para a Delegacia Regional da Serra, onde permanece à disposição da Justiça. Até o momento, as polícias Civil e Militar não divulgaram novos detalhes sobre o caso.

