Banco Central reforça segurança do Pix com sistema de devolução para vítimas de fraudes

Compartilhe:
pix fraudes

Você sabia que agora vai ficar muito mais fácil devolver dinheiro em casos de golpes ou fraudes via Pix? Aqui está o que muda:

O Banco Central anunciou novas regras para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), sistema de segurança do Pix que garante a restituição de valores a vítimas de fraudes, golpes.

Autoatendimento 100% digital a partir de 1º de outubro

Você poderá contestar transações suspeitas diretamente no app do seu banco ou fintech, sem precisar ligar ou ir à central de atendimento. 

Hoje as devoluções dos recursos podem ser feitas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, retiram rapidamente os recursos das contas que recebeu o dinheiro e o transferem para outras, com isso quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução a conta já está vazia. Devolução possível de outra conta não só da fraudulenta.

O Banco Central agora permitirá rastrear o caminho do dinheiro e identificar contas intermediárias usadas pelos golpistas, para viabilizar a devolução mesmo se a conta original estiver vazia.  

Mais tempo para ressarcir: até 11 dias após contestação

O sistema poderá devolver o valor em até 11 dias úteis após a solicitação bem mais tempo para rastrear e reembolsar os valores.  

Prazos de vigência

A função de contestação digital entra em vigor em 1º de outubro de 2025.

O rastreamento e devolução a partir de outras contas será opcional a partir de 23 de novembro de 2025 e obrigatório em 2 de fevereiro de 2026.

Uma notícia que reforça a proteção para empresas e pessoas físicas que usam o Pix no dia a dia.

Chega de perder o dinheiro fácil. Compartilhe essa novidade e ajude a manter mais pessoas informadas!

Leia também