
Uma baleia — da espécie jubarte — encalhou na praia de Manguinhos, na Serra. O animal foi encontrado ferido por moradores na manhã deste domingo (17).
A baleia, que aparenta ser filhote, se prendeu numa região de pedras, localizada na Praia dos Fachos.
“O quadro desse animal é grave, com pouca chance de sobrevivência. Ele se feriu muito nas pedras e está com pneumonia. Estamos aguardando a maré subir, mas, infelizmente, o animal deve vir a óbito”, disse.
Além disso, Marcelo disse que a mãe do filhote está por perto. “A baleia mãe está por perto, mas não deve ter risco de vir a encalhar. Ela fica rondando, esperando o filhote”, acrescentou.

O secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denicoli, esteve presente no local e informou que a prefeitura está prestando todo o apoio necessário.
O líder comunitário de Manguinhos, Guilherme Lima, também esteve presente na praia acompanhando as ações.

Filhote de baleia foi devolvido ao mar e pode sobreviver
Às 14 horas deste domingo, o Instituto Orca informou que o filhote de jubarte retornou para o mãe. Os profissionais, juntamente com a ajuda dos moradores, conseguiram devolver ele as águas.
O resgate só foi possível devido ao aumento da maré, que facilitou os trabalhos.
Antes disso, o animal foi medicado e, por isso, tem chance de sobrevivência.
Jubarte apareceu na Serra no sábado
Neste sábado (16), o mesmo filhote de baleia jubarte chamou a atenção de banhistas da praia de Manguinhos, na Serra. O animal apareceu muito próximo à faixa de areia.
Assim que viram o filhote, os moradores acreditavam que ele estava encalhado e, por conta disso, acionaram institutos que poderia auxiliar no resgate.
Entretanto, algum tempo depois, o filhote de baleia retornou para dentro do mar sozinho e não apareceu mais. “Nós acreditamos que era um filhote de jubarte. Acionamos o socorro, mas ele mesmo voltou sozinho”, disse o líder comunitário Guilherme Lima.
Lupércio Barbosa, do Instituto Orca, afirmou que chegou q ser acionado e receber relato do animal. “Depois o animal se afastou e não houve mais informações sobre ele até o momento”, destacou.
O biólogo ainda disse que o filhote não teria chance de sobreviver longe de sua mãe.

