Bailarino de Minas Gerais, Fábio Costa promove oficina de dança gratuita para capixabas

Compartilhe:
Fábio Costa
A oficina de Fábio Costa tem como foco principal sua pesquisa de movimento pelo chão. É uma mescla de Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Improvisação. Crédito: Divulgação / Inaiá Braghini

Nesta sexta (28), acontece em Vitória, a oficina de “Dança Contemporânea Urbana” com o bailarino mineiro Fábio Costa. A oficina faz parte da programação da 21ª edição do Festival Internacional Dança em Trânsito e terá duas horas de duração.

O evento será realizado no Espaço de Dança Duetto, em Santa Lúcia, Vitória e as vagas são limitadas e gratuitas. Para se inscrever clique aqui.

A oficina de Fábio Costa tem como foco principal sua pesquisa de movimento pelo chão. É uma mescla de Dança Contemporânea, Danças Urbanas e Improvisação. O artista busca compartilhar um pouco das técnicas que adquiriu percorrendo diferentes Companhias e Diretores do Brasil e do Mundo.

Fábio Costa é bailarino independente e percorreu diversas companhias de Dança no Brasil. Hoje é colaborador do Camaleão Grupo de Dança (BH) atuando como intérprete e criador. Além disso, é professor de Dança Contemporânea da Cia de Dança Palácio das Artes (BH) e do Minas Tênis Clube. Também é Educador social do projeto Desembola na Ideia, voltado para receber jovens em conflito com a Lei. Em 2020 estreou o espetáculo solo “Umbigo do Sonho” sob direção do psicanalista Musso Greco.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O objetivo do Festival com as oficinas é criar um espaço de troca, oferecendo aos participantes a possibilidade de reflexão sobre as próprias práticas, ao mesmo tempo em que promovem um intercâmbio de culturas e diversidades entre os artistas.

“Os participantes são orientados por profissionais convidados, que propõem e conduzem as atividades de modo a desenvolver habilidades, exercitar a criatividade e aprimorar talentos. Além disso, é uma forma de promovermos a ampla discussão da dança contemporânea, propiciando a aquisição de novas aprendizagens de naturezas tanto conceitual como prática”, explica Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival, ao lado de Flávia Tápias.

Dança em Trânsito 2023

Diversas cidades do Espírito Santo foram escolhidas para receber a 21ª edição do Festival Internacional Dança em Trânsito, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho com programação em Colatina, Baixo Guandu, Vitória e Vila Velha. A suíça Nicole Seiller, a belga Loraine Dambermont, e os brasileiros Fábio da Costa, Mário Nascimento e Mavi são algumas das atrações que desembarcam por aqui com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem três tipos e residências artísticas; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.

O Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo, possibilitando a trocas de experiências entre artistas e companhias nacionais e internacionais convidadas, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.

O festival já passou pelo Rio de Janeiro entre fevereiro e abril, depois seguiu para a República Tcheca. E neste mês de julho, o festival deu início a sua já tradicional itinerância nacional, que este ano passa por 33 cidades, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país, até 14 de outubro.

Oficina “Dança Contemporânea Urbana” com Fábio Costa (Belo Horizonte/MG)

  • Dia: 28 de julho – de 13h às 15h
  • Local: Espaço Duetto Arte e Movimento: R constante Sodré, 371 – Santa Lúcia, Vitória/ES
  • Inscrição gratuitas pelo site www.dancaemtransito.com.br
Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também