Com um investimento de R$ 13 milhões, a Prefeitura da Serra anunciou a criação do Binário Novo Horizonte. O bairro, um dos mais populosos da cidade, terá sua avenida principal transformada em mão única. Para isso, outras duas ruas também serão modificadas para permitir o tráfego em sentido único. A medida tem como objetivo melhorar o trânsito da região e acabar com os constantes engarrafamentos.
A Prefeitura da Serra realizará a obra em parceria com o Governo do Estado, por meio de convênio firmado.
A Avenida Brasil, principal via de Novo Horizonte, será dividida em duas partes, com sentidos únicos para as duas direções. Já as ruas Gaivota e Papagaio, vias laterais da Avenida Brasil, também terão mão única, mas no sentido oposto, em direção ao bairro Cidade Continental (entenda melhor abaixo).
Novo Horizonte é um bairro com grande circulação de carros, motos e até mesmo veículos pesados, como caminhões. Sua localização estratégica, próxima à portaria da ArcelorMittal, facilita o acesso a áreas importantes, como a região de Cidade Continental, Balneário de Carapebus e Bicanga.
Leia também
A secretária de Obras da Serra, Izabela Biancardi Roriz, afirmou que a equipe da Prefeitura discutiu previamente todas as mudanças no trânsito do bairro com moradores e comerciantes. “Realizamos audiência pública e tivemos diversas reuniões com a comunidade. Ouvimos as demandas e estamos planejando essa obra há bastante tempo”, afirmou ao Portal Tempo Novo.

Como vai funcionar o Binário de Novo Horizonte?
A seguir, explicamos em detalhes as mudanças no trânsito de Novo Horizonte.
Avenida Brasil
A partir do entroncamento com a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (Trevo de acesso à portaria da ArcelorMittal), a circulação na Avenida Brasil será no sentido Cidade Continental até a Rua Arara Azul, nas proximidades dos Correios. Nesse ponto, o condutor poderá seguir à direita na Rua Arara Azul e depois à esquerda na Rua Papagaio, ou então virar à esquerda na Rua Arara Azul e, em seguida, à direita na Rua Gaivota. Tanto a Rua Papagaio quanto a Rua Gaivotas passarão a ter mão única no sentido Praias.
O trecho da Avenida Brasil compreendido entre a Rua Arara Azul e a Avenida Industrial passará a operar em mão única no sentido Carapina. Nesse trajeto, os condutores deverão virar à direita na Rua Arara Azul, depois à esquerda na Rua Castro Alves e, em seguida, novamente à esquerda no entroncamento com a Rua Érico Veríssimo, prosseguindo até a Avenida Carapebus, por onde seguirão até encontrarem novamente a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Rua Gaivota
- A Rua Gaivota, uma via lateral da Avenida Brasil, também terá o sentido único alterado, passando a seguir em direção a Cidade Continental. Além disso, a rua será estendida, com um novo acesso à Avenida Industrial.
Rua Papagaio
- Assim como a Rua Gaivota, a Rua Papagaio será transformada em mão única no sentido Cidade Continental. Ela também será estendida, permitindo acesso à Avenida Industrial.
Avenida Carapebus
- A Avenida Carapebus terá sentido único no trajeto para Vitória. Ela será utilizada por motoristas que vêm de Cidade Continental e desejam seguir para a região da entrada da ArcelorMittal

Recapeamento e nova sinalização na Serra
O convênio de R$ 13 milhões firmado com o Governo do Estado também permitirá o recapeamento de todas as ruas do Binário Novo Horizonte. O novo asfalto vai eliminar os buracos e corrigir os desníveis causados pelo desgaste do tempo e pelos serviços de tapa-buracos anteriores.
“Estamos promovendo recapeamento com material de alta durabilidade, reorganização do tráfego com binários e ações de drenagem que vão resolver problemas antigos, como os alagamentos. É uma entrega completa de infraestrutura que beneficia diretamente quem vive nesses bairros. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para seguirmos investindo em qualidade de vida para os moradores da Serra”, destacou a secretária Izabela.
A prefeitura ainda vai implementar uma nova sinalização, garantindo mais segurança e fluidez no trânsito da região.
Assinatura de convênio na Serra
O convênio com o Governo do Estado para obras de recapeamento em Novo Horizonte e em outros bairros será assinada na manhã deste sábado (19). Além disso, o Governo do Estado irá assinar ordens de serviço para a execução de drenagem dos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares.
Os investimentos serão anunciados em cerimônia na Praça das Artes, em Feu Rosa, a partir das 8h30.

