Avenida de Novo Horizonte vai se tornar mão única na Serra; veja o que muda no trânsito

O Binário de Novo Horizonte vai transformar a Avenida Brasil em mão única. Entenda como vai funcionar o trânsito da região.
Compartilhe:
Serra Binário de Novo Horizonte Mão única
Avenida Brasil será mão única em Novo Horizonte, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida

Com um investimento de R$ 13 milhões, a Prefeitura da Serra anunciou a criação do Binário Novo Horizonte. O bairro, um dos mais populosos da cidade, terá sua avenida principal transformada em mão única. Para isso, outras duas ruas também serão modificadas para permitir o tráfego em sentido único. A medida tem como objetivo melhorar o trânsito da região e acabar com os constantes engarrafamentos.

A Prefeitura da Serra realizará a obra em parceria com o Governo do Estado, por meio de convênio firmado.

A Avenida Brasil, principal via de Novo Horizonte, será dividida em duas partes, com sentidos únicos para as duas direções. Já as ruas Gaivota e Papagaio, vias laterais da Avenida Brasil, também terão mão única, mas no sentido oposto, em direção ao bairro Cidade Continental (entenda melhor abaixo).

Novo Horizonte é um bairro com grande circulação de carros, motos e até mesmo veículos pesados, como caminhões. Sua localização estratégica, próxima à portaria da ArcelorMittal, facilita o acesso a áreas importantes, como a região de Cidade Continental, Balneário de Carapebus e Bicanga.

A secretária de Obras da Serra, Izabela Biancardi Roriz, afirmou que a equipe da Prefeitura discutiu previamente todas as mudanças no trânsito do bairro com moradores e comerciantes. “Realizamos audiência pública e tivemos diversas reuniões com a comunidade. Ouvimos as demandas e estamos planejando essa obra há bastante tempo”, afirmou ao Portal Tempo Novo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Binário Novo Horizonte Serra
Avenida Brasil em Novo Horizonte. Crédito: Gabriel Almeida

Como vai funcionar o Binário de Novo Horizonte?

A seguir, explicamos em detalhes as mudanças no trânsito de Novo Horizonte.

Avenida Brasil

A partir do entroncamento com a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (Trevo de acesso à portaria da ArcelorMittal), a circulação na Avenida Brasil será no sentido Cidade Continental até a Rua Arara Azul, nas proximidades dos Correios. Nesse ponto, o condutor poderá seguir à direita na Rua Arara Azul e depois à esquerda na Rua Papagaio, ou então virar à esquerda na Rua Arara Azul e, em seguida, à direita na Rua Gaivota. Tanto a Rua Papagaio quanto a Rua Gaivotas passarão a ter mão única no sentido Praias.

O trecho da Avenida Brasil compreendido entre a Rua Arara Azul e a Avenida Industrial passará a operar em mão única no sentido Carapina. Nesse trajeto, os condutores deverão virar à direita na Rua Arara Azul, depois à esquerda na Rua Castro Alves e, em seguida, novamente à esquerda no entroncamento com a Rua Érico Veríssimo, prosseguindo até a Avenida Carapebus, por onde seguirão até encontrarem novamente a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Crédito: Tempo Novo

    Rua Gaivota

    • A Rua Gaivota, uma via lateral da Avenida Brasil, também terá o sentido único alterado, passando a seguir em direção a Cidade Continental. Além disso, a rua será estendida, com um novo acesso à Avenida Industrial.

    Rua Papagaio

    • Assim como a Rua Gaivota, a Rua Papagaio será transformada em mão única no sentido Cidade Continental. Ela também será estendida, permitindo acesso à Avenida Industrial.

    Avenida Carapebus

    • A Avenida Carapebus terá sentido único no trajeto para Vitória. Ela será utilizada por motoristas que vêm de Cidade Continental e desejam seguir para a região da entrada da ArcelorMittal
    Binário Novo Horizonte Serra
    Crédito: Divulgação

    Recapeamento e nova sinalização na Serra

    O convênio de R$ 13 milhões firmado com o Governo do Estado também permitirá o recapeamento de todas as ruas do Binário Novo Horizonte. O novo asfalto vai eliminar os buracos e corrigir os desníveis causados pelo desgaste do tempo e pelos serviços de tapa-buracos anteriores.

    “Estamos promovendo recapeamento com material de alta durabilidade, reorganização do tráfego com binários e ações de drenagem que vão resolver problemas antigos, como os alagamentos. É uma entrega completa de infraestrutura que beneficia diretamente quem vive nesses bairros. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para seguirmos investindo em qualidade de vida para os moradores da Serra”, destacou a secretária Izabela.

    A prefeitura ainda vai implementar uma nova sinalização, garantindo mais segurança e fluidez no trânsito da região.

    Assinatura de convênio na Serra

    O convênio com o Governo do Estado para obras de recapeamento em Novo Horizonte e em outros bairros será assinada na manhã deste sábado (19). Além disso, o Governo do Estado irá assinar ordens de serviço para a execução de drenagem dos córregos Irema, em Castelândia, e Laripe, em Vila Nova de Colares.

    Os investimentos serão anunciados em cerimônia na Praça das Artes, em Feu Rosa, a partir das 8h30.

    Foto de Gabriel Almeida

    Gabriel Almeida

    Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

    Leia também