Com o fim da obrigatoriedade das autoescolas no Brasil, estes estabelecimentos passaram a oferecer valores mais baixos para os cursos visando a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A redução dos valores resultou em maior procura e no aumento das contratações para quem deseja conquistar o documento, especialmente nas empresas que oferecem serviços de capacitação de condutores.
Segundo informações do Ministério dos Transportes, há registros de unidades com aumento de 200% nas solicitações e orçamentos em relação a novembro, mês anterior ao lançamento do programa. Além do aumento, o perfil dos candidatos passou para a idade média de 20 a 25 anos, diferentemente do perfil anterior, de 25 a 35 anos.
A modernização das regras elimina a exigência de 20 horas de aulas práticas para a realização do teste e oferece o curso teórico de forma gratuita aos candidatos, o custo total das etapas pode ser bastante reduzido, de acordo com o estado.
Em relação à plataforma CNH do Brasil, mais de 1 milhão de brasileiros já solicitaram a abertura do processo para obtenção da primeira carteira de motorista, conforme boletim da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgado nesta terça-feira (16).

