24.8 C
Serra
domingo, 12 de julho de 2020

Audifax doa terreno para construir centro do Ibama que atenderá 10 mil animais silvestres

Leia também

Serra ultrapassa 9 mil casos confirmados e já possui 358 mortes causadas pela Covid-19

Seguindo na vice-liderança de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de...

Prefeitura abre vacinação contra gripe para todos os moradores da Serra

Após finalizar a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a imunização para...

Empresa de segurança que aluga cães é denunciada por abandono na Serra

Após receber denúncias de abandono de animais de propriedade de uma empresa de segurança que trabalha com aluguel de...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Projeto de lei que autoriza doação foi sancionado na tarde desta segunda-feira (7). Foto: Gabriel Almeida

Para manter no município a sede do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), a Prefeitura da Serra doou dois terrenos para que sejam realizadas as obras de expansão do órgão, que fica em Barcelona. O Cetas, que pertence ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), recebe e cuida de animais silvestres – como papagaios, corujas, periquitos, entre outros – que foram resgatados ou entregues voluntariamente.

O prefeito Audifax Barcelos (Rede) sancionou na tarde desta segunda-feira (8), o projeto de lei (PL) que autoriza a doação das áreas. O Cetas fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da Lagoa Jacunem e atualmente recebe cerca de dois mil animais silvestres por ano. Já com as expansões que serão feitas, o órgão poderá ampliar este número para 10 mil animais a cada ano.

O novo Cetas custará cerca de R$ 28 milhões e as obras serão custeadas pela Samarco, através do instituto Renova, como compensação pela tragédia de Mariana que aconteceu em 2015 e causou uma imensa devastação com a lama tóxica vinda da barragem que se rompeu na época. Além de várias pessoas mortas, a enxurrada de lama causou grande dano ao meio ambiente.  Além de custear a obra, a Samarco irá manter financeiramente o órgão por cerca de três anos.

Durante a solenidade de assinatura do projeto de lei, que foi realizada na sede da Prefeitura da Serra, estiveram presentes representantes do Ibama e do Cetas. Além do presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira, e outros vereadores. O evento também contou com a presença da secretária de Meio Ambiente da Serra, Áurea da Silva Galvão.

O prefeito Audifax Barcelos disse que a Serra é a cidade da Grande Vitória que mais encaminha animais silvestres resgatados para o Cetas. “Esses animais chegam ao local por meio de ações fiscais, entregas espontâneas ou quando são resgatados feridos. Lá, eles são identificados, avaliados e recuperados. Quando estão saudáveis, eles são devolvidos à natureza. Por isso, a importância de expandir as estruturas do local, para dar maiores condições de tratamento a esses seres”, destacou.

Ainda de acordo com a Audifax, a agilidade do Executivo e da Câmara da Serra foi essencial para manter o Cetas dentro do município, já que sem as áreas doadas não poderiam ser feitas as obras da nova sede e com isso o órgão teria que ir para outra cidade.

As áreas doadas para ao Ibama para a ampliação do Centro, somam um total de 14.500 metros quadrados.

O TEMPO NOVO já esteve na sede do Cetas, onde fez uma reportagem sobre o espaço.  Confira no episódio do ‘Conhece a Serra’ gravado em 2017: 

Conhece a Serra- APA Jacuném

O "Conhece a Serra" desta semana foi para a Área de Proteção Ambiental (APA) Jacuném, em Barcelona . Nesse episódio, vamos mostrar o trabalho do Ibama no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e da Polícia Ambiental. 😍😍🐍🐒🐢😍😍Confira ⬇

Posted by Jornal Tempo Novo on Tuesday, August 29, 2017

Comentários

Mais notícias

Prefeitura abre vacinação contra gripe para todos os moradores da Serra

Após finalizar a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a imunização para todos os moradores da Serra. ...

Empresa de segurança que aluga cães é denunciada por abandono na Serra

Após receber denúncias de abandono de animais de propriedade de uma empresa de segurança que trabalha com aluguel de cães de raça, localizada no...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!