Meio Ambiente

Audiência debate novo acordo para indenizar atingidos pela lama da Samarco, Vale e BHP

A lama matou 19 pessoas, destruiu comunidade no interior de MG e contaminou com metais pesados o rio Doce e o litoral capixaba, afetando a pesca e o setor turístico, além do abastecimento de água. Foto: Arquivo/Agência Brasil/José Cruz

Nesta terça-feira (24) às 10h acontece na Assembleia Legislativa do ES audiência pública para debater o novo acordo para reparação aos capixabas atingidos pelo desastre/crime ambiental da Samarco (Vale + BHP Billiton) com o rompimento da barragem em Mariana-MG em 2015.

A iniciativa é da Comissão de Meio Ambiente a partir de proposta apresentada pela deputada Iriny Lopes (PT). O debate será no Plenário Dirceu Cardoso, com o promotor público Rafael Portela Mendes Campos; o membro do Movimento dos Atingidos por Barragens João Paulo Lyrio Izoton; duas vítimas do rompimento da barragem em Mariana (MG), João Carlos Gomes Fonseca e Leandro Paranaguá Albuquerque, além de representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil e da sociedade civil.

O rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, aconteceu em novembro de 2015, matando 19 pessoas e despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério nas águas do rio Doce. A lama tóxica também atingiu o mar  e se espalhou pelo litoral capixaba, sendo detectados metais pesados associados à mesma de Abrolhos, no sul da Bahia, à região dos lagos no norte Fluminense.

Imagem mostra dispersão da lama da Samarco / Vale / BHP Billiton no litoral do ES. Imagem: Arquivo/ Reprodução Facebook / Paulo Randow

No mar o local mais afetado é a foz do rio Doce, um dos principais locais de atuação dos pescadores artesanais do litoral, incluindo dos profissionais das colônias de pesca de Jacaraípe e Nova Almeida, da Serra.

“Já se passaram quase seis anos desde que o maior crime ambiental da história do nosso país ocorreu e, devido à conivência de nossa Justiça, ainda são necessárias audiências como a nossa para buscar reparar atingidos e suas famílias. A necessidade é de que um novo acordo seja feito entre eles e a mineradora, englobando direitos e reforçando a necessidade de sustento dessas pessoas. Vamos buscar ainda a inclusão de categorias que vêm sendo ignoradas pela (Fundação) Renova desde que foi criada e que sofrem com o descaso e a falta de amparo desde então”, afirmou Irini.

A declaração da deputada foi publicada no site da Assembleia Legislativa. A possibilidade de um novo acordo para reparações e indenizações a serem pagas pelas mineradoras aos atingidos mobilizou os governos de Minas Gerais e Espírito Santo. Governadores dos dois estados se reuniram no último dia 12 para debater e articular a construção de novo acordo de reparação, chamado de repactuação.

Dois pesos, duas medidas

A principal crítica dos governos em relação ao caso Samarco é burocracia e demora na liberação de recursos por parte da Samarco e suas controladoras Vale e BHP através da Renova, fundação criada pelas mineradoras para gerir as reparações e indenizações. As críticas só aumentaram após a Vale adotar postura bem diferente no caso da barragem de Brumadinho, onde as reparações estão acontecendo de forma mais rápida.

A repactuação do desastre/crime ambiental da Samarco foi determinada judicialmente e está sendo intermediada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a participação das empresas, além de representantes do judiciário e Ministério Público.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás