Após 20 anos longe das novelas da TV Globo, André Mattos voltou ao horário nobre e está chamando atenção do público por um motivo que vai além da trama. Conhecido por papéis marcantes e pelo físico mais avantajado em trabalhos do passado, o ator reapareceu na televisão visivelmente mais magro. O “antes e depois” rapidamente virou assunto nas redes sociais.
Como André Mattos emagreceu

A mudança física de André Mattos não aconteceu da noite para o dia. Em entrevista à revista Quem, em 2023, o ator explicou que o processo começou ainda em 2012 e foi totalmente baseado em reeducação alimentar e exercícios físicos, sem recorrer à cirurgia bariátrica ou procedimentos estéticos.
Ao longo de cerca de dois anos, ele conseguiu eliminar mais de 50 quilos com uma dieta focada em verduras, legumes, frutas e pouquíssima proteína de origem animal. Formado em Educação Física, Mattos também adotou uma rotina constante de atividades físicas, que incluía caminhadas, natação, alongamento e meditação.
“Caminhadas, natação, alongamento e meditação passaram a fazer parte da minha rotina”, contou o ator na época.
Leia também
Segundo ele, apesar da disciplina, não abriu mão de pequenos prazeres: uma vez por semana, se permite comer o que quiser. Em 2023, André já pesava 56 quilos a menos do que em 2012, número que pode ser ainda menor hoje, já que o corpo do ator segue mais enxuto.
A transformação foi tão impactante que muitos telespectadores demonstraram surpresa ao vê-lo novamente na TV. Para Mattos, a repercussão é positiva:
“Fico muito feliz podendo ser um exemplo de determinação e força de vontade”, afirmou.
Quem é o personagem de André Mattos em Três Graças
Atualmente no elenco de “Três Graças”, próxima novela das 9, André Mattos retorna ao universo dos folhetins justamente em uma obra assinada por Aguinaldo Silva, autor de seu último trabalho na Globo, em “Senhora do Destino” (2004), onde viveu o inesquecível Madruga.
Atualmente, André Mattos interpreta Jairo Barroso, um delegado ligado ao núcleo da delegacia da trama. O personagem atua ao lado do investigador Paulinho Reitz (Romulo Estrela) e de sua estagiária Juquinha (Gabriela Medvedovski).
A novela é criada e escrita por Aguinaldo Silva, Virgílio Silva e Zé Dassilva, com direção artística de Luiz Henrique Rios, e promete misturar drama, tensão e conflitos morais, cenário ideal para o retorno de um ator experiente como Mattos ao horário nobre.
Mesmo longe das novelas por tantos anos, André Mattos nunca deixou de trabalhar. Nesse período, atuou em séries, cinema e produções internacionais, como “Narcos”, da Netflix, onde viveu Jorge Ochoa, um dos fundadores do Cartel de Medellín. Ainda assim, o retorno às novelas marca um reencontro simbólico com o grande público.
Agora, com um novo visual e um novo personagem, André Mattos prova que sua volta vai muito além da nostalgia: é também um capítulo de renovação pessoal e profissional, e um “antes e depois” que segue despertando curiosidade.
Veja também:

