
Um grupo da Serra com idade acima dos 60 se prepara para uma grande aventura. Eles se inscreveram para a 25º Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte. Apesar do evento acontecer no dia 8 de dezembro, os treinos começaram nesta terça-feira (20).
Todos são alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) e participam do projeto Proef Runners – focado em corridas de rua. Vinte e três vão participar como atletas do evento em Minas Gerais e dez já se inscreveram.
O grupo sempre participa da Dez Milhas Garoto, com 16 quilômetros de percurso entre Vitória e Vila Velha. No ano passado, sete deles participaram da corrida mais conhecida do Espírito Santo.
”A prova acontece em dezembro, mas o treinamento precisa começar agora para garantir que todos façam os 18 quilômetros”, explicou a professora Aline Souza.
Leia também
+ Praças de alimentação da Serra devem reservar 5% de vagas para idosos, gestantes e deficientes
Proef Runners
Independente das competições, as aulas do Proef Runners acontecem sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 7 horas, com saída na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe. O treino é composto por alongamento, aquecimento, educativos de corrida, fundamentos do esporte e corrida orientada.
Quem quiser participar do Proef Runners, deve buscar informações na sua unidade de saúde de referência, ou no Comitê do Idoso, em Jacaraípe, das 7 às 10 horas.
O Proef Runners é uma das aulas ofertadas pelo Proef, que existe desde 2001 na Secretaria de Saúde da Serra. O Programa investe na qualidade de vida, promovendo saúde e bem-estar aos moradores, através da oferta de atividades físicas.
São cerca de 4,5 mil inscritos, entre crianças a idosos. São quase 50 pontos de atenção, entre Unidades Básicas de Saúde, e 10 módulos externos como o Parque da Cidade, em Valparaíso.

