Categories: Esporte

Atleta serrano quer saltar alto em Fortaleza

Jhuan é observado por seu professor Evaldo que improvisa a marcação do
salto com um elástico. Os treinos acontecem na escola onde estuda e em sua casa. Foto: Edson Reis

Por Thiago Albuquerque

Até quanto um ser humano pode saltar? Essa pergunta pode não ter resposta: pode-se saltar com o sonho – e esse não tem limites – ou com o corpo. Para este último é preciso treinar e superar-se a cada dia. Um centímetro a mais é uma vitória. Assim, o jovem serrano de 14 anos, Jhuan Rosa Carvalho, do bairro Santo Antônio, região da Serra-sede, segue em busca de sucesso no atletismo. A modalidade escolhida pelo atleta é o salto em altura.

E o próximo salto do atleta vai ser em Fortaleza, no dia 2 de setembro, junto à Seleção do Espírito Santo de Atletismo. Jhuan vai disputar o Brasileiro Estudantil. No salto em altura o serrano encara a turma da categoria de 12 a 14 anos.

Ele conseguiu a vaga depois de se tornar campeão dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees). Além desse título, ele também foi vice no Estadual Escolar.

O jovem, que estuda e que foi apresentado ao esporte pelo professor Evaldo Barbosa, gostou do atletismo e já sonha em participar um dia de uma Olimpíada. O atleta começou praticando com um elástico para fazer a marcação de onde deveria alcançar.

O maior salto de Jhuan chegou a 1,46 metros. O recorde mundial é do cubano, Javier Sotomayor, com 2,45m.

Falta 1 metro para o serrano chegar lá. Mas para alcançar essa marca, o atleta terá que se esforçar muito. Isso porque para treinar ele usa o sofá de casa. Os saltos no móvel ajudam o jovem a não perder o ritmo. Mesmo com a dificuldade, ele diz que não vai desistir. “Minha mãe e minha família me apoiam, e o esporte tem me ajudado no estudo. Adquiri disciplina e também aprendi que sempre podemos mais quando queremos”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

14 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

15 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

15 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

16 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

16 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

16 horas atrás