27.1 C
Serra
terça-feira, 31 de março de 2020

Ativistas criam grupo para ajudar preservar memória da Insurreição o Queimado

Leia também

Mais um paciente está curado do coronavírus no ES, diz governo

Dos 85 casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, 13 pacientes já estão curados da doença. A afirmação é...

Moradora de Valparaíso preocupada com aglomeração de pessoas em feira orgânica do bairro

Uma moradora de Valparaíso que não quis se identificar está preocupada com o número de pessoas que se aglomeram...

Supergasbras diz que não vai haver desabastecimento de gás no ES

    Um vídeo tem circulado em redes sociais e grupos de whatsapp desde a noite da última segunda (30). No...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Ativistas promoveram o primeiro encontro no dia 11 de janeiro. Foto: Divulgação

O palco da revolta de escravos mais importante do Espírito Santo, o Sítio Histórico do Queimado foi palco de um encontro de ativistas culturais que celebraram Chico Prego, o grande herói da Insurreição do Queimado, ocorrida em 19 de março de 1849.

O encontro ocorreu no dia 11 de janeiro e contou com a participação de diversos artistas e ativistas culturais. À frente da organização estão o professor Irineu Cruzeiro, Rogério Morais e Teodorico Boa Morte que criaram o grupo cultural ‘Guardiões do Queimado’.

A agenda ocorreu próximo às ruínas da Igreja de São José do Queimado e teve como objetivo a formação do grupo “Guardiões do Queimado” que organizará um evento a Chico Prego e João da Viúva, em 11 de janeiro de 2021. “Todos se comprometeram a contribuir com algumas das necessidades do sítio histórico, através de um trabalho coletivo e democrático para proteger e promover a memória histórica e cultural do Distrito de São José do Queimado, além de encaminhar solicitações ao serviço público para a inclusão de 11 de janeiro como dia oficial de Chico Prego, o grande herói do Queimado, no calendário oficial do município da Serra”, conta o professor Irineu Cruzeiro.

A próxima reunião do grupo deve ocorrer em fevereiro (data a ser agendada), na Serra sede.

“Chico Prego e João da Viúva se mantiveram firmes e altivos em seus propósitos de lutas por libertação até o momento de suas execuções pelo carrasco Ananias e se tornaram símbolos da luta pela liberdade dos escravizados capixabas. Merecem ser lembrados”, pontua Irineu.

Estiveram no encontro escritores, músicos, professores, ativistas culturais, movimento negro, produtores de áudio visuais e outros amigos do Queimado. “Foram realizadas atividades culturais, como  varal de poesias e fatos históricos, leituras pelos escritores Teodorico Boa Morte, Marcos Arrébola e pelo poeta Marco Zumbi, apresentações musicais, passeio em grupos pelo sítio histórico (na área segura) e uma animada “Roda de Conversas” sobre a situação da memória histórica e do patrimônio histórico do Queimado e foram esclarecidos alguns fatos ali ocorridos nos anos oitocentos”, destaca Irineu Cruzeiro.

Informações podem ser obtidas na página do Facebook “Guardiões do Queimado” ou pelo e-mail [email protected].

Comentários

Mais notícias

Moradora de Valparaíso preocupada com aglomeração de pessoas em feira orgânica do bairro

Uma moradora de Valparaíso que não quis se identificar está preocupada com o número de pessoas que se aglomeram nas feiras livres, em especial,...

Supergasbras diz que não vai haver desabastecimento de gás no ES

    Um vídeo tem circulado em redes sociais e grupos de whatsapp desde a noite da última segunda (30). No vídeo, o motorista de caminhão...

Serra deve receber hospital de campanha para pacientes com Covid-19

Com previsão para entrega em 15 dias, a Serra pode ter o seu hospital de campanha, para atendimento às suspeitas e aos infectados com...

PDT nega aproximação com Rodrigo Caldeira

Lideranças do Partido Democrático Trabalhista (PDT) reagiram a matéria publicada no Tempo Novo, nesta segunda-feira (29), dando conta de que o presidente da Câmara...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem