Categories: Notícias

Ativista reclama de atraso e ‘panela’ na lei de incentivo cultural da Serra

Por Conceição Nascimento

Após muitas cobranças por parte de ativistas culturais da Serra, a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) divulgou a lista contendo os 54 nomes com projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura, Chico Prego. A divulgação foi feita no Diário Oficial dos municípios nesta quarta-feira (11).

O objetivo da lei é incentivar o fomento da cultura do município. Foto: Divulgação

Um ativista cultural da cidade, Rodrigo Sabará, questiona os critérios adotados para a escolha dos contemplados. Ele diz que a indicação é feita “com base na amizade” entre os membros do Conselho de Cultura da Serra e os candidatos aos bônus da lei.

“Os membros do Conselho não entendem nem leem os projetos. A escolha é feita na base da amizade. Desisti de inscrever minhas propostas na Lei Chico Prego e estou atuando em outro município, embora seja morador da Serra”, reclamou Sabará.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Rogério de Morais Martins, a entidade é séria, e as análises se baseiam nos critérios estabelecidos no Edital. O conselho é composto por 21 membros. “São pessoas sérias e comprometidas com a cultura da cidade. E, inclusive, Rodrigo Sabará teve um projeto contemplado com a Lei”, disse.

Em função da demora para a divulgação dos projetos contemplados com a Chico Prego, um grupo de ativistas se preparava para cobrar informações junto à Setur. “O Conselho analisou a documentação e os projetos dos candidatos à Lei Chico Prego, cujos resultados foram enviados à prefeitura em janeiro. Portanto, nada justificaria divulgar esses nomes no final de fevereiro”.

Divulgação com atraso

Normalmente divulgado em dezembro, só agora, na quarta-feira (11) foram divulgados os 54 projetos contemplados.

Eles receberão certificados da Prefeitura da Serra e os documentos deverão ser trocados por bônus junto a empresas com sede no município. O valor destinado aos projetos é de R$ 900 mil. Foram inscritos 121 projetos neste edital para disputar os certificados.

Informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra, o Conselho Municipal de Cultura estava passando por um processo de eleição interna, o que gerou atrasos na análise dos projetos. Informou ainda que todos os artistas foram comunicados da alteração do prazo para divulgação dos resultados.

 Confira a lista dos contemplados e seus respectivos projetos

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

3 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

4 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

4 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

5 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

5 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

5 horas atrás