Atividades de vôlei adaptado para pessoas com mais de 60 anos são retomadas em Barcelona

Compartilhe:
Para participar o morador deve preferencialmente ter idade a partir de 60 anos e comprovar através do cartão de vacinação que tenha tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Foto: Divulgação  

Após o pior momento da pandemia e retorno das atividades esportivas nos espaços públicos do município da Serra, o vôlei adaptado do bairro Barcelona retomou suas atividades no ginásio poliesportivo do bairro.

As atividades de vôlei adaptado acontecem duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, das 13 às 16h30, no ginásio poliesportivo. Para participar o morador deve preferencialmente ter idade a partir de 60 anos e comprovar através do cartão de vacinação que tenha tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19.

As atividades contam com apoio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) da Prefeitura da Serra e da Associação de Moradores do bairro.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Thiago Carreiro, o vôlei adaptado, além de uma grande ferramenta de inclusão para a melhor idade, é uma modalidade que tem se destacado entre os esportes praticados por pessoas com mais de 60 anos, contribuindo para a melhora da flexibilidade, agilidade e coordenação motora, trazendo muitos benefícios para a socialização e a saúde mental e física dos idosos.

“A Serra sempre foi referência nessa modalidade, porém com a pandemia, as atividades foram interrompidas até que esse público fosse vacinado. Agora com a abertura gradativa dos nossos espaços, a gestão está se colocando à disposição através da Secretaria de Esportes em parceria com o Proef, para que possamos além da estrutura, disponibilizar um profissional de educação física para acompanhamento, orientação e suporte físico a esses atletas”, destacou.

Já o secretário adjunto da Setur, Renato Ribeiro, parabeniza os organizadores da modalidade na Serra e disse que a ideia é que o voleibol adaptado seja fomentando em toda cidade, pois além da ocupação dos espaços públicos pelas comunidades, os benefícios são inúmeros para quem participa o esporte. “Temos no município inúmeras quadras e ginásios, que estavam ociosos e sem utilização efetiva. Além de ocupar esses espaços com essa e outras modalidades, os benefícios da prática do voleibol adaptado são inúmeros”.

Renato destaca que além de tirar os idosos do sedentarismo, a prática desse esporte evita doenças, previne a hipertensão e ajuda na perda de peso. “O trabalho em grupo ajuda na socialização dos participantes, promove a autonomia e independência dos idosos, gerando autoestima, autoconfiança, força, mobilidade, agilidade, equilíbrio e poder de decisão além de auxiliar na coordenação motora e na concentração dos jogadores. É importante destacar também que todas os cuidados sanitários estão sendo tomados para garantia da saúde dos participantes”, completou.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também