Atividades da Rede Aica retornam em março cercadas de cuidados especiais contra a Covid-19

Compartilhe:
A Rede Aica oferece oficinas de música, artesanato, atividades lúdicas, leitura, brincadeiras, entre outros. Foto: Divulgação

Previsto para retorno no dia 1º de março, as atividades presenciais na Rede Aica (Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente)  devem recomeçar juntamente com as aulas escolares. Para quem não conhece, a instituição foi quem revelou o cantor mirim da Serra, campeão do The Voice Kids da Rede Globo, em 2019.

Segundo Andresa de Souza Oliveira Nepomuceno, Referência Técnica Pedagógica da Rede Aica, todos os cuidados sanitários serão tomados: haverá distanciamento social, uso de máscaras, higienização e atendimento em dias alternados.

A Rede Aica oferece oficinas de música, artesanato, atividades lúdicas, leitura, brincadeiras, entre outros, em bairros com vulnerabilidade sociail na Serra. A rede tem unidades em Central Carapina, José de Anchieta, Ourimar, Portal de Jacaraípe, Planalto Serrano e Novo Horizonte.

“Na crise da Covid-19, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, tiveram seus atendimentos presenciais suspensos na tentativa de frear o avanço do novo Coronavírus, neste período desenvolveu-se uma série de estratégias numa tentativa de minimizar os impactos causados as famílias, crianças e adolescentes, afinal por meio da Campanha Longe dos Olhos, perto do Coração foram realizados 15.821 atendimentos sociais, 37.099 doações entregues e 11.166 atividades impressas e remotas disponibilizadas as crianças, adolescentes e jovens, mesmo com a suspensão não paramos”, conta a Andresa.

A volta em março, vem com o intuito de assegurar os direitos dos atendidos pela Rede de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente.

Segundo Andresa, o protocolo de retorno as atividades presenciais são compostas por três frentes estruturantes: Fortalecimento de Vínculos, Escuta qualificada e Acolhimento Socioemocional, além dos aspectos sanitários/administrativos essenciais para uma reabertura segura.

“Ao passar pelo portão de entrada, todos serão recebidos pelos educadores com afeto e com um sorriso de esperança por trás das máscaras, a temperatura medida com termômetro infravermelho, nas salas de atividades serão disponibilizados materiais individuais, para evitar compartilhamentos de itens, as mesas e cadeiras dispostas com distanciamento, os responsáveis assinarão um termo de consentimento e no decorrer de todo planejamento proposto um monitor supervisionará o cumprimento das medidas previstas no protocolo institucional”, destaca Andresa.

A Instituição também preparou um vídeo contendo todas as medidas tomadas e também a elaboração de um Manual Anti-Covid que por ora contou com a participação das Crianças, Adolescentes e Jovens inseridos no programa da rede.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também